Tratamento de sementes de alface com soluções aquosas de cério e lantânio

Autores

  • Ana Paula Piccinin Barbieri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Carolina Grigoletto Espíndola Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nilson Lemos de Menezes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Daniela Florinda Soares Henrique Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., elementos terras raras, vigor de sementes.

Resumo

Elementos terras raras, ou lantanídeos, são importantes no crescimento de plantas e podem trazer benefícios à germinação e vigor de sementes, quando incorporados ao tratamento de sementes. Deste modo, este trabalho objetivou avaliar o desempenho inicial de sementes de alface submetidas ao tratamento com cério (Ce) e lantânio (La), bem como a absorção destes nutrientes. Para tal, sementes de alface (cultivar Regina) foram imersas em solução aquosa de Ce ou La, em experimentos distintos, nas concentrações de Ce de 0,0 mg L-1; 5,0 mg L-1; 10,0 mg L-1; 15,0 mg L-1; 20,0 mg L-1; e 25,0 mg L-1; e nas concentrações de La de 0,0 mg L-1; 2,0 mg L-1; 6,0 mg L-1; 12,0 mg L-1; 20,0 mg L-1; e 30,0 mg L-1, por uma hora. Foram realizados testes de germinação, primeira contagem da germinação, massa seca de plântulas e comprimentos total, da raiz e da parte aérea. Além disto, determinou-se a quantidade de Ce e La absorvida pelas sementes e plântulas. Concluiu-se que o tratamento de sementes com cério e lantânio não proporcionou aumento na germinação de sementes, porém, estimulou o crescimento de plântulas. Quando estes elementos são aplicados em sementes de alface, na forma de solução aquosa, são absorvidos pelas sementes e translocados para as plântulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Piccinin Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Área de Tecnologia de Sementes e Manejo e nutrição de culturas agrícolas.

Downloads

Publicado

15-04-2013

Como Citar

BARBIERI, A. P. P.; ESPÍNDOLA, M. C. G.; MENEZES, N. L. de; HENRIQUE, D. F. S. Tratamento de sementes de alface com soluções aquosas de cério e lantânio. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 104–109, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/20847. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Produção Vegetal