Alimentação de vacas leiteiras com silagem de sorgo suplementada com concentrado

Autores

  • Joabe Jobson de Oliveira Pimentel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBA)
  • Rogério de Paula Lana Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • André Soares de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Rafael Monteiro Araújo Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Daniel Carneiro de Abreu Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

Leite, consumo de nutrientes, custos de produção.

Resumo

Alimentos concentrados podem ser utilizados para aumentar a produção de leite, em fazendas leiteiras. No entanto, o custo com alimentação aumenta, quando concentrados são utilizados, e, algumas vezes, os produtores perdem competitividade, se as vacas não produzirem o que é esperado com a suplementação. Neste sentido, este trabalho objetivou avaliar o consumo de nutrientes, produção e composição de leite e mudança no peso corporal de vacas leiteiras recebendo silagem de sorgo sem ou com suplementação com concentrados. Nove vacas cruzadas (Holandês-Gir) foram alocadas em três quadrados latinos balanceados e alimentadas com silagem de sorgo suplementada com minerais (0,2 kg) ou com 2,6 kg (38,5% de proteína bruta) ou 5,0 kg (20% de proteína bruta) de concentrado por dia, com vistas a suprir a mesma quantidade de proteína bruta (1,0 kg dia-1). O consumo de matéria seca e a produção de leite foram maiores para as vacas alimentadas com concentrado, independentemente do nível de proteína. A resposta produtiva (kg de leite por kg de concentrado) foi de 1,67 e 0,83, para o baixo e alto nível de suplementação, respectivamente. Vacas que receberam somente minerais perderam peso, enquanto aquelas que consumiram concentrados ganharam peso. Vacas que produziram 13,0 kg de leite dia-1 apresentaram maior aumento na produção quando alimentadas com suplemento contendo altos teores de proteína e mistura mineral. A resposta na produção de leite por kg de concentrado foi maior, quando menor quantidade de concentrado com altos níveis de proteína e minerais foi utilizada, permitindo redução nos custos de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Jobson de Oliveira Pimentel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBA)

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é estudante de Doutorado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Ruminantes, Análise Econômica e Sustentabilidade na Pecuária Bovina.

Rogério de Paula Lana, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia - UFV (1991) e doutorado em Animal Science - Cornell University, Ithaca, NY, USA (1997). É professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992, classe Associado IV; Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq; membro do INCT-CA; Responsável pela coordenação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (I, II e III SIMBRAS; editor dos anais de palestras, resumos expandidos e minicursos); Editor-chefe da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável / Brazilian Journal of Sustainable Agriculture (RBAS / BJSA); Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (https://sites.google.com/site/posgraduacaoagroecologiaufv/) e revisor das revistas: Animal Feed Science and Technology, Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Acta Scientiarum (UEM), Ciência Rural, Revista Ceres, Ciência e Agrotecnologia e Ciência Animal Brasileira. Desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação de alimentos para animais ruminantes, exigências nutricionais, fermentação ruminal, avaliação de sistemas de formulação de rações para bovinos, eficiência de uso de nutrientes, sustentabilidade da agricultura e pecuária e agroecologia. É autor e co-autor de 313 resumos de congressos científicos, 156 artigos científicos, orientador/membro de 66 dissertações de Mestrado e 27 teses de Doutorado. É autor de três livros: 1) Sistema Viçosa de formulação de rações (2000, 2003, 2005 e 2007), 91p., com planilha de cálculo de rações; 2) Nutrição e alimentação animal (mitos e realidades) (2005 e 2007), 344p.; e 3) Respostas biológicas aos nutrientes (2007), 177p.

André Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), doutorado em Zootecnia (2008) e pós-doutorado (2009) pela mesma instituição). Foi bolsista recém-doutor do CNPq entre 2008 a 2009. Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de SINOP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT Sinop e Professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal FAMEV/UFMT. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Ciência Animal. É consultor ad hoc do periódico Animal Feed Science and Technology. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Ruminantes e Produção de Bovinos Leiteiros, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e alimentação de ruminantes, avaliação química e biológica de alimentos; metabolismo ruminal; co-produtos agroindustriais, manipulação nutricional da composição do leite; avaliação técnica e econômica de sistemas de produção de bovinos e modelagem matemática aplicada à nutrição e produção de bovinos.

Rafael Monteiro Araújo Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998 - 2003). Mestrado em Zootecnia (Nutrição e produção de ruminantes) pela UFV/DZO (2003 - 2005) e Doutorado em Zootecnia (Nutrição e produção de ruminantes) também pela UFV/DZO (2005 - 2008). Atua nas áreas de manejo e nutrição de bovinos, com trabalhos na área de alimentos alternativos para bovinos de leite, nutrição e produção de gado de leite a pasto e em confinamento. Revisor da Revista Brasileira de Zootecnia e da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. Atualmente é Coordenador de Pesquisa e Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba, Uberaba MG.

Daniel Carneiro de Abreu, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Possui Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é estudante de Doutorado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Ruminantes, Análise Econômica e Sustentabilidade na Pecuária Bovina.

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

PIMENTEL, J. J. de O.; LANA, R. de P.; OLIVEIRA, A. S. de; TEIXEIRA, R. M. A.; ABREU, D. C. de. Alimentação de vacas leiteiras com silagem de sorgo suplementada com concentrado. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 255–261, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/20320. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Zootecnia