Uso de trigo orgânico na alimentação de juvenis de tilápia do Nilo

Autores

  • Tatiane Andressa Lui Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Dacley Hertes Neu Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wilson Rogério Boscolo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Fábio Bittencourt Universidade Estadual Paulista, UNESP. Centro de Aquicultura da UNESP - CAUNESP.
  • Jakeline Marcela Azambuja de Freitas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Aldi Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Palavras-chave:

Oreochromis niloticus L., aquicultura, nutrição de peixes.

Resumo

Embora a produção de peixes em sistema orgânico seja crescente no mundo, no Brasil, ainda há poucos estudos sobre esta prática. Este trabalho objetivou avaliar a utilização de trigo orgânico, em substituição ao milho orgânico, na dieta de juvenis de tilápia do Nilo. Foram utilizados 200 juvenis (5,24 ± 0,13 g; 6,91 ± 0,40 cm), distribuídos em 20 hapas experimentais (0,15 m3 de volume útil), em tanque de concreto com capacidade para 25,0 m3 de água, com sistema de aeração constante, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram elaboradas cinco dietas contendo farelo de trigo orgânico (0,0 g kg-1; 50,0 g kg-1; 100,0 g kg-1; 150,0 g kg-1; e 200,0 g kg-1) e o arraçoamento foi realizado quatro vezes ao dia (08:00h, 11:00h, 14:00h e 17:00h). Foram avaliados a massa final, comprimento total, taxa de sobrevivência, ganho de peso diário, fator de condição de Fulton, gordura visceral, índice hepatossomático, índice viscerossomático e a composição centesimal da carcaça dos peixes (teores de umidade, proteína, lipídio e cinza). Os níveis de inclusão de farelo de trigo orgânico não afetaram as variáveis analisadas. O trigo orgânico pode ser incluído na dieta de juvenis de tilápia do Nilo até o limite de 200,0 g kg-1, sem causar qualquer problema produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Andressa Lui, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduanda em Engenharia de Pesca, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Toledo, PR.

Dacley Hertes Neu, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Engenheiro de Pesca (2008) e mestre em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (2011) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.

Wilson Rogério Boscolo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. atualmente é professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Toledo, PR.

Fábio Bittencourt, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Centro de Aquicultura da UNESP - CAUNESP.

Zootecnista e Mestre em Zootecnia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Aquicultura da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Jaboticabal.

Jakeline Marcela Azambuja de Freitas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Engenheira de Pesca e Mestre em Zootecnia. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Botucatu

Aldi Feiden, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Engenheiro Agrônomo. Mestre e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá, UEM. atualmente é professor do curso e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Toledo.

Downloads

Publicado

22-11-2012

Como Citar

LUI, T. A.; NEU, D. H.; BOSCOLO, W. R.; BITTENCOURT, F.; FREITAS, J. M. A. de; FEIDEN, A. Uso de trigo orgânico na alimentação de juvenis de tilápia do Nilo. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 383–389, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18171. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Zootecnia