Propriedades termodinâmicas de grãos de milho para diferentes teores de água de equilíbrio

Autores

  • Daniel Emanuel Cabral de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Osvaldo Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)
  • Thaís Adriana de Souza Smaniotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)
  • Kelly Aparecida de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)
  • Rafael Cândido Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Palavras-chave:

Calor isostérico, entalpia, entropia, energia livre de Gibbs.

Resumo

O estudo das propriedades termodinâmicas propor-ciona o conhecimento da afinidade do sorvente pela água e da espontaneidade do processo de sorção, sendo importante para projetar equipamentos de secagem. Este trabalho visou a determinar e avaliar as propriedades termodinâmicas, para diferentes teores de água de equilíbrio em grãos de milho, utilizando-se o método estático indireto. O experimento foi desenvolvido em Rio Verde (GO), utilizando-se grãos de milho da cultivar AG 7088, com teor inicial de água de 23,3% (base seca - b.s.), os quais foram submetidos a secagem (40ºC), até atingirem teor de água de 14,4% (b.s.). Concluiu-se que as propriedades termodinâmicas foram influenciadas pelo teor de água, o calor isostérico integral de dessorção aumentou com o decréscimo do teor de água de equilíbrio, o processo de dessorção do milho da cultivar AG 7088 foi controlado pela entalpia e a energia livre de Gibbs foi positiva para as temperaturas estudadas, com aumento ao longo do processo de dessorção, demonstrando ser um processo não espontâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Emanuel Cabral de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduado em Tecnologia em Agronegocio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (2009) e graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goias - Santa Helena de Goiás (2010). Mestrando em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Osvaldo Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2000), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006).

Thaís Adriana de Souza Smaniotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Mestranda em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Kelly Aparecida de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Possui graduação em Tecnologia em Produção de Grãos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde- GO e mestrado em Mestre em Ciências Ágrarias pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Rafael Cândido Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG)

Graduando em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde -GO.

Downloads

Publicado

03-04-2013

Como Citar

OLIVEIRA, D. E. C. de; RESENDE, O.; SMANIOTTO, T. A. de S.; SOUZA, K. A. de; CAMPOS, R. C. Propriedades termodinâmicas de grãos de milho para diferentes teores de água de equilíbrio. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 50–56, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/17679. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas