Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista NEXUS Mathematicæ é uma publicação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG) e tem por finalidade reunir textos de divulgação científica nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Educação Matemática, Estatística e áreas afins. A revista acolhe artigos científicos, podendo ser de divulgação, relatos de experiência, resumos de área/subárea (surveys) e resenhas. Também poderá haver, em cada volume, uma entrevista com profissionais que tenham contribuições significativas nas áreas contempladas pela revista, sempre realizada por meio de convite do comitê editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. A Revista NEXUS Mathematicæ procederá avaliação por pares, anônima e sem identificação dos autores. 

  2. Os artigos serão avaliados por professores/pesquisadores das respectivas áreas. 

  3. Os artigos submetidos deverão se enquadrar na Estrutura Organizacional da Revista NEXUS Mathematicæ e seguir às normas de publicação estabelecidas, respeitando os formatos, a quantidade de páginas e demais orientações.

  4. O tempo médio para a conclusão de uma avaliação é de 3 meses.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para submissão

CARACTERIZAÇÃO DAS PROPOSTAS

i) Artigo/Artigo de Divulgação

Os resultados apresentados devem ser, preferencialmente, de natureza inédita ou com uma abordagem diferenciada, original. Pretende-se que o artigo de divulgação seja lido não só pelos profissionais daquela subárea específica, oportunizando o conhecimento de tópicos relacionados ao assunto abordado. Por isto, um artigo de divulgação exige uma redação esmerada, uma apresentação clara e bem organizada e não ter sido publicado em outra fonte de qualquer natureza científica. O resumo deve ser apresentado como uma motivação ao estudo do assunto abordado. As apresentações formais, do tipo “definição, teorema, proposição, lema, corolário, demonstração”, devem ser feitas de forma didática.

ii) Relato de Experiência

É uma descrição precisa e objetiva de um trabalho investigativo ou de uma intervenção de ensino ou difusão matemática, incluindo um detalhamento da metodologia, das bases teóricas que a motivaram, da realização e dos resultados. Não deve, porém, limitar-se a uma descrição, trazendo uma análise da experiência e seus resultados, baseada na concepção da atividade realizada, no aparato teórico que a fundamentou e, possivelmente, em outras experiências de mesma natureza, podendo apresentar propostas originadas pela experiência relatada.

iii) Resumo de Área/Subárea (Survey)

Um resumo de área/subárea consiste de levantamento bibliográfico de uma área/subárea, expondo as pesquisas atuais, os resultados obtidos, os problemas a serem estudados e os pesquisadores, semelhantemente aos surveys das revistas internacionais. Deverá ser escrito de forma clara e precisa, formulando questões interessantes que despertem a curiosidade do público semiespecializado.

iv) Resenha

A resenha, que poderá ser de um livro, dissertação, tese, filme, documentário ou outro tipo de conteúdo audiovisual, é um texto que apresenta uma síntese crítica sobre o trabalho científico. 

 

Normas para a Preparação de Artigos, Relatos de Experiência e Resumo de Área/Subárea

As instruções a seguir detalham orientações para a preparação dos trabalhos a serem submetidos à Revista NEXUS Mathematicæ. Não são aceitos trabalhos que não atendam esses padrões.

Todos os trabalhos devem ser elaborados no padrão LaTeX, utilizando o template que pode ser obtido clicando AQUI. O preâmbulo do template (parte que antecede o comando \begin{document}) não deve ser alterado, nem devem ser usados pacotes (packages) TeX que não estejam já previstos no template.

A submissão de um trabalho deve incluir, inicialmente, apenas um arquivo PDF para avaliação, sem os nomes dos autores, instituições, referências bibliográficas a trabalhos dos autores ou quaisquer outras informações que permitam identificar a autoria do trabalho. Posteriormente, quando aceitos para publicação, os arquivos completos TeX e figuras são requeridos.

Os trabalhos submetidos em língua portuguesa ou em inglês devem conter o título, o resumo e as palavras-chave tanto em português quanto em inglês, sendo o primeiro na língua em que o trabalho estiver escrito. Para os trabalhos submetidos em espanhol, são necessários o título, o resumo e as palavras-chave em espanhol, inglês e português, nessa ordem.

Cada resumo deve ter no mínimo 150 e no máximo 200 palavras, e deve ser seguido por 3 a 5 palavras-chave.

Os nomes dos autores devem vir logo abaixo do título, com instituições e emails especificados em notas de rodapé, conforme indicado no template.

Os títulos de seções e subseções devem ter, em maiúscula, apenas a primeira letra da primeira palavra, exceto para nomes próprios, siglas etc.

O texto do trabalho, desde o título até as referências deve conter, no máximo,

  • 20 páginas, para artigos/artigos de divulgação;

  • 20 páginas, para relato de experiência;

  • 15 páginas, para resumo de área;

  • 7 páginas, para resenhas. 

Normas para as Referências

As referências devem ser localizadas no final do texto, listadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com a norma da ABNT (NBR 6023/2002). As citações no texto devem ser de acordo com a norma da ABNT (NBR 10520/2002). As citações e referências serão numeradas, entre colchetes, automaticamente pelo template

Periodicidade

A NEXUS Mathematicæ é uma revista de periodicidade anual que publica trabalhos científicos recebidos em fluxo contínuo.