O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO

Autores

  • Luis Eugênio Martiny
  • Samara Queiroz do Nascimento Florêncio
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9769

Palavras-chave:

Cultura. Educação. Currículo.

Resumo

RESUMO

O artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente.

 

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Biografia do Autor

Luis Eugênio Martiny

Mestrando do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/ UFPB. Participante do grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, cultura e Educação da UFPB

Samara Queiroz do Nascimento Florêncio

Mestranda do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/ UFPB. Participante do grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, cultura e Educação da UFPB

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação - Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Educação Física, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise

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Publicado

2011-05-13

Como Citar

MARTINY, L. E.; FLORÊNCIO, S. Q. do N.; GOMES-DA-SILVA, P. N. O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais