O ESPÍRITO SANTO NO CENÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO: DE 1980 A 2009.

Autores

  • Felipe Rodrigues da Costa Universidade Gama Filho
  • Fabio Padilha Alves CESPCEO
  • Leonardo Perin Ribeiro UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9643

Palavras-chave:

Futebol, Identidade, Gestão, Espírito Santo.

Resumo

Busca compreender a formação da cultura futebolística no Brasil, direcionando o foco de análise para o desenvolvimento dos clubes do Espírito Santo. A partir da revisão de literatura, constata que o futebol brasileiro viveu um momento de transformação nas décadas de 1980 e 1990, do amadorismo para a profissionalização dos dirigentes de futebol, configurando uma aproximação dos modelos de gestão e organização já praticados pelos europeus. Conclui que a gestão do futebol capixaba mantém o modelo tradicional após quase 30 anos do início da modernização no modelo de administração do futebol nacional, evidenciado por situar-se próximo dos grandes centros esportivos do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade Gama Filho

Membro-pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – PROTEORIA/UFES; Mestre em Educação Física, PPGEF-UFES; Aluno do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho (Doutorado).

Fabio Padilha Alves, CESPCEO

Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos - CESPCEO; Mestre em Educação Física, PPGEF-UFES.

Leonardo Perin Ribeiro, UFES

Membro do Laboratório de Química Proteica - LQP; Aluno do Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências da Saúde-UFES (Mestrado)..

Downloads

Publicado

2011-05-27

Como Citar

DA COSTA, F. R.; ALVES, F. P.; RIBEIRO, L. P. O ESPÍRITO SANTO NO CENÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO: DE 1980 A 2009. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9643. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios