DANÇA É POLÍTICA PARA A CULTURA CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.27899Palavras-chave:
dança, política, cultura corporal.Resumo
Este ensaio pretende situar o leitor no contexto da dança como produção artística, como política do corpo, traçando uma narrativa histórica sobre o percurso da sua prática como espetáculo, desde o início de sua criação no quattrocento italiano para a noção atual de dança politizada feita a partir de um corpo híbrido que se apresenta hoje na sociedade contemporânea, com efeitos e influências dos adventos tecnológicos de comunicação. O texto foi pensado como uma introdução para profissionais e estudantes de Educação Física, que têm pouco contato com a cena da dança contemporânea, gerando um descompasso entre profissionais que atuam numa área de importância para o fortalecimento do que chamamos de cultura corporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).