INCLUSÃO SOCIAL E O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Maria Luiza Tanure Alves Faculdade de Educação Física - UNICAMP
  • Edison Duarte Faculdade de Educação Física - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.21743

Palavras-chave:

aluno com deficiência, inclusão, educação física escolar

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a inclusão social de crianças com deficiência intelectual nas aulas de educação física escolar. Foi aplicado o teste sociométrico no início e final do ano letivo para identificação e análise do status social do aluno com deficiência intelectual. Participaram do estudo um aluno com síndrome de Down da 3ª. série do ensino fundamental e seus 32 colegas de classe. O aluno com SD encontrou dificuldades para interação com seus pares durante as aulas de educação física.  O aluno com SD demonstrou limitações importantes na estruturação de relações sociais, com relações restritas em quantidade.

Unitermos: aluno com deficiência, inclusão, educação física escolar

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Biografia do Autor

Maria Luiza Tanure Alves, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Doutoranda em Atividade física Adaptada pela Faculdade de educação Física - UNICAMP

http://lattes.cnpq.br/6879944214021427

Edison Duarte, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Professor Doutor na Faculdade de Educação Física - Unicamp

http://lattes.cnpq.br/9024804718504149

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. INCLUSÃO SOCIAL E O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.21743. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21743. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais