FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA GINÁSTICA RÍTMICA NO RIO GRANDE DO SUL: AS PRIMEIRAS PROFESSORAS E SUAS MEMÓRIAS

  • Johanna Coelho von Mühlen Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Natividade Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvana Vilodre Goellner EEscola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A Ginástica Rítmica vem sendo desenvolvida no Brasil desde 1953 e no Rio Grande do Sul desde o início da década de 1970. Considerando os poucos registros sobre a história da modalidade, esta pesquisa tem como objetivo descrever seus primórdios a partir da memória de quatro professoras identificadas como pioneiras no trabalho com esta modalidade neste Estado. Fundamentada no aporte teórico-metodológico da História Oral, foram realizadas entrevistas e, dos seus diálogos com outras fontes de pesquisa, identificamos não apenas a atuação das professoras mas sobretudo as estratégias adotadas para a divulgação e legitimação desta prática nas escolas de ensino fundamental e cursos de formação de profissionais de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johanna Coelho von Mühlen, Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Membro do GRECCO (Grupo de Pesquisa sobre Cultura e Corpo). Diretora Técnica de Ginástica Rítmica da Federação Riograndense de Ginástica.
Daniela Natividade, Escola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em educacao fisica pela ESEF/UFRGS (2011)

Silvana Vilodre Goellner, EEscola de Educação Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada da Escola de Educação Física. Coordenadora do Centro de Memória do Esporte e do GRECCO (Grupo de Pesquisa sobre Cultura e Corpo). Pesquisadora Produtividade Pesquisa CNPq.

Publicado
28-03-2013
Como Citar
von Mühlen, J. C., Natividade, D., & Goellner, S. V. (2013). FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA GINÁSTICA RÍTMICA NO RIO GRANDE DO SUL: AS PRIMEIRAS PROFESSORAS E SUAS MEMÓRIAS. Pensar a Prática, 16(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16113
Seção
Artigos Originais