A EDUCAÇÃO DO CORPO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Ari Lazzarotti Filho
  • Lilian Brandão Bandeira
  • Antonio Chadud Jorge

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.111

Resumo

Este trabalho apresenta as principais questões oriundas de pesquisa que objetivou investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educação escolar de crianças e jovens. Procuramos correlacionar aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educação Física com as disciplinas Ciências e Ensino Religioso, assim como do esporte escolar e sua presença nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada com alunos e professores da segunda fase do Ensino Fundamental, em escola pública de Goiânia, onde percebemos a educação do corpo sustentada por uma concepção biológica, com valorização da disciplina Ciências. O esporte escolar mantém, através do sistema esportivo, o modelo de manifestação e expressão na escola por intermédio das competições, da formação dos ídolos, da racionalização, do treinamento e do desenvolvimento dos seus valores. Ao final, constatamos a necessidade de entender a educação do corpo de forma multidisciplinar e de ampliar o foco de ensino do esporte na escola. PALAVRAS-CHAVE: educação do corpo – escola – educação física – esporte escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

LAZZAROTTI FILHO, A.; BRANDÃO BANDEIRA, L.; CHADUD JORGE, A. A EDUCAÇÃO DO CORPO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 141–162, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.111. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/111. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais