Avaliação do comportamento de aprendizagem em cursos de engenharia
Resumo
A avaliação do comportamento e do desempenho acadêmico dos alunos em cursos de engenharia é um campo fértil, interessante e crescente de investigação. As atuais ferramentas disponíveis no campo educacional estão focadas em oferecer suporte ao professor ou ao tutor, mas não extraem informações relacionadas ao comportamento de aprendizagem do aluno ao longo da sua jornada acadêmica. Este trabalho apresenta uma alternativa para suprir esta necessidade: a utilização de um agente de avaliação da progressão dos alunos ao longo da sua graduação, baseado no Processo de Decisão de Markov Parcialmente Observável. O agente de avaliação separa as notas em estados específicos, identifica as mudanças de estado na cadeia de Markov e extrai observações parciais do comportamento das notas dos alunos nas disciplinas cursadas. Neste trabalho, o agente foi aplicado para avaliar o progresso dos alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) durante o período de 2000 a 2010. Realizou-se a somatória dos esforços realizados ao longo do processo de aprendizagem em todos os cursos da engenharia da EPUSP, medindo-os por meio da quantidade de avaliações efetuadas. Os resultados servirão para modelar autonomamente o comportamento de futuros alunos que venham a cursar as mesmas disciplinas em cursos de graduação.
Referências
COSTA, E.; BAKER R. S. J. d.; AMORIM L.; MAGALHÃES J. e MARINHO T. “Mineração de dados educacionais: conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações”, Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 1, pp. 1-29, 2012.
BAKER, R. S. J. D.; ISOTANI, S. ; CARVALHO, A. M. J. B. “Mineração de dados educacionais: oportunidades para o Brasil”, Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, no. 2, p. 03, 2011.
GOTTARDO, E.; KAESTNER, C.; NORONHA, R.V. “Avaliação de desempenho de estudantes em cursos de educação a distância utilizando mineração de dados”, Anais: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.
RIGO, S. J.; CAZELLA, S. C.; E CAMBRUZZI, W. “Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades”, Anais: Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012, pp. 168–177.
MANHÃES, L. M. B.; CRUZ, S. M. S.; COSTA, R. J. M.; ZAVALETA J. E ZIMBRÃO G. “Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados”, Anais: XXII SBIE - XVII WIE, 2011.
ROY, D.; CHAKRABORTY, S.; BHOWMICK, K. P.; BASU, A. “An authoring system for developing Intelligent Tutoring System”. Student´s Technology Symposiu, (TechSym), IEEE, v. 1, p. 196-205, 2010.
KAMPFF, A. J. C.; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL. “Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio a prática docente”, 2009. Tese (Doutorado).
SANTOS, V. “Tutor de ensino: módulo de agente de avaliação do comportamento de alunos no aprendizado em cursos de engenharia”, Universidade de São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado).
CASSANDRA, A. R. “A survey of POMDP applications”, AAAI Fall Symposium on Planning with Partially Observable Markov Decision Processes, Orlando, Florida: 1998.
PAULA J. DURLACH, ALAN M. LESGOLD. “Adaptive Technologies for Training and Education”. Cambridge University Press, 2012, pp. 304-309.
KITAJMA, M; KARIVA, N., TAKAGI, H.; ZHANG, Y. “Evaluation of website usability using Markov chains and latent semantic analysis”. In: IEICE Transactions on Communications, 2005.
BOOCH, G. Object oriented analysis and design with applications. 2nd ed., California: Addison-Wesley, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.