Avaliação do comportamento de aprendizagem em cursos de engenharia
Résumé
A avaliação do comportamento e do desempenho acadêmico dos alunos em cursos de engenharia é um campo fértil, interessante e crescente de investigação. As atuais ferramentas disponíveis no campo educacional estão focadas em oferecer suporte ao professor ou ao tutor, mas não extraem informações relacionadas ao comportamento de aprendizagem do aluno ao longo da sua jornada acadêmica. Este trabalho apresenta uma alternativa para suprir esta necessidade: a utilização de um agente de avaliação da progressão dos alunos ao longo da sua graduação, baseado no Processo de Decisão de Markov Parcialmente Observável. O agente de avaliação separa as notas em estados específicos, identifica as mudanças de estado na cadeia de Markov e extrai observações parciais do comportamento das notas dos alunos nas disciplinas cursadas. Neste trabalho, o agente foi aplicado para avaliar o progresso dos alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) durante o período de 2000 a 2010. Realizou-se a somatória dos esforços realizados ao longo do processo de aprendizagem em todos os cursos da engenharia da EPUSP, medindo-os por meio da quantidade de avaliações efetuadas. Os resultados servirão para modelar autonomamente o comportamento de futuros alunos que venham a cursar as mesmas disciplinas em cursos de graduação.
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