A utilização do SCRUM como recurso educacional no processo de aprendizagem em Engenharia de Software
Resumo
O desenvolvimento e a formação técnica na educação profissional tecnológica constituem um conjunto de métodos e ferramentas educacionais pedagógicas que permitem o aprendizado, exercício e a prática dos alunos em muitas instituições de ensino. Com esse propósito, projetos interdisciplinares buscam contribuir para uma melhor aprendizagem desses indivíduos partindo da construção teórica à prática de forma mais rápida e eficiente. Em cursos do eixo da informática ou computação, a utilização de métodos ágeis e projetos reais vêm sendo empregada como forma de melhorar e aprimorar o aprendizado dos alunos durante a sua formação profissional. Este artigo apresenta o relato positivo da utilização de método ágil Scrum em um projeto com cliente real numa prática interdisciplinar envolvendo alunos do Curso Técnico em Informática em uma instituição de ensino profissionalizante privada na cidade de Curitiba-PR. Resultados mostraram que a realização de projetos interdisciplinares com o Scrum, permitiu uma prática de desenvolvimento de software real onde o aluno pôde conhecer o funcionamento de processos ágeis e os desafios que consistem na entrega contínua de produtos de software funcional bem como os desafios na satisfação dos clientes.Referências
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