A utilização do SCRUM como recurso educacional no processo de aprendizagem em Engenharia de Software

Autores/as

  • Carlos Alexandre Gouvea da Silva Universidade Federal do Parana, Curitiba - PR
  • Edson Leonardo dos Santos Universidade Federal do Parana, Curitiba -
  • Lucilene Moreira Angelo SENAI-PR, Curitiba PR
  • Mary Anne da Cruz Siqueira de Oliverira SENAI-PR, Curitiba PR
  • Rafael Veiga de Moraes SENAI-PR, Curitiba PR

Resumen

O desenvolvimento e a formação técnica na educação profissional tecnológica constituem um conjunto de métodos e ferramentas educacionais pedagógicas que permitem o aprendizado, exercício e a prática dos alunos em muitas instituições de ensino. Com esse propósito, projetos interdisciplinares buscam contribuir para uma melhor aprendizagem desses indivíduos partindo da construção teórica à prática de forma mais rápida e eficiente. Em cursos do eixo da informática ou computação, a utilização de métodos ágeis e projetos reais vêm sendo empregada como forma de melhorar e aprimorar o aprendizado dos alunos durante a sua formação profissional. Este artigo apresenta o relato positivo da utilização de método ágil Scrum em um projeto com cliente real numa prática interdisciplinar envolvendo alunos do Curso Técnico em Informática em uma instituição de ensino profissionalizante privada na cidade de Curitiba-PR. Resultados mostraram que a realização de projetos interdisciplinares com o Scrum, permitiu uma prática de desenvolvimento de software real onde o aluno pôde conhecer o funcionamento de processos ágeis e os desafios que consistem na entrega contínua de produtos de software funcional bem como os desafios na satisfação dos clientes.

Biografía del autor/a

Carlos Alexandre Gouvea da Silva, Universidade Federal do Parana, Curitiba - PR

Carlos Alexandre Gouvea da Silva natural de Antonina, PR é Engenheiro de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2012, Mestre em Engenharia Elétrica em 2015 e atualmente doutorando também em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo também representante efetivo dos discentes no programa de pós-graduação (2016-2017). Faz parte do grupo de pesquisas de processamento/transmissão da informação e laboratório de sistemas de comunicação (LABSIC) no departamento de engenharia elétrica da UFPR.  É membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e Student Member da Institute of Electrical and Electronics Engineers IEEE, região Latin America. Possui experiências em engenharia, teste e qualidade de softwares, onde também pode lecionar em cursos superiores de engenharia. Suas principais áreas de interesse são telecomunicações, redes de computadores, transmissão e codificação de vídeo, educação e qualidade de ensino em engenharias.

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Publicado

2017-08-23