Ferramentas Computacionais como Recurso Didático no Curso de Engenharia Química
DOI:
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44180Resumo
No ensino de engenharia existe o predomínio do método tradicional, com aulas expositivas e o conhecimento centrado na figura do professor. Neste trabalho, buscou-se avaliar se o emprego de ferramentas computacionais no processo ensino/aprendizagem contribui para transformar, em parte, este antigo paradigma no ensino de engenharia, particularmente em cursos de Engenharia Química. Como metodologia para a pesquisa utilizou-se um questionário, com questões fechadas, encaminhado via correio eletrônico (e-mail), aos professores que atuam em cursos de graduação em Engenharia Química de três instituições do Estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados apontam que o uso de ferramentas computacionais vem crescendo, embora ainda muito focado na solução de problemas específicos. Os professores pesquisados demonstram a intencionalidade de proporcionar maior integração entre as diferentes áreas do conhecimento, o qual seria facilitado pelo uso de softwares computacionais.
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