Ferramentas Computacionais como Recurso Didático no Curso de Engenharia Química
DOI :
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44180Résumé
No ensino de engenharia existe o predomínio do método tradicional, com aulas expositivas e o conhecimento centrado na figura do professor. Neste trabalho, buscou-se avaliar se o emprego de ferramentas computacionais no processo ensino/aprendizagem contribui para transformar, em parte, este antigo paradigma no ensino de engenharia, particularmente em cursos de Engenharia Química. Como metodologia para a pesquisa utilizou-se um questionário, com questões fechadas, encaminhado via correio eletrônico (e-mail), aos professores que atuam em cursos de graduação em Engenharia Química de três instituições do Estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados apontam que o uso de ferramentas computacionais vem crescendo, embora ainda muito focado na solução de problemas específicos. Os professores pesquisados demonstram a intencionalidade de proporcionar maior integração entre as diferentes áreas do conhecimento, o qual seria facilitado pelo uso de softwares computacionais.
Références
W. A. Bazzo, “Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica “. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
M. A. A. Silveira, “A Formação do Engenheiro Inovador: Uma Visão Internacional”. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Sistema Maxwell, 2005.
R.V. Belhot, “A Didática no Ensino de Engenharia“ In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE 2005. Anais – CD Room, 2005.
R.V. Belhot; R. S. Figueiredo; C. O. Malavé, “O Uso da Simulação no Ensino de Engenharia.” In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE 2001. Anais – CD Room, 2001.
J. R. C. P. Fraga; M. C. Castro; A. Alves; K. Ferraz, “Metodologia de Ensino Baseada no Levantamento do Perfil dos Alunos Aliado ao Uso de Recursos Computacionais.” In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia COBENGE 2005. Anais – CD Room, 2005.
T. K. Sen; M. S. C. Silveira; L. M. Morais; W. G. Siqueira, “Linguagem Java Auxilia Metodologia do Ensino de Fenômenos de Transporte.” In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia COBENGE 2005. Anais – CD Room, 2005.
Z. M. C. Pravia; G. A. Drehmer; J. P. Souza, “Computação na Engenharia: Ensinar a Programar e/ou Usar Software Comercial?” In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia COBENGE 2005. Anais – CD Room, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.