Ferramentas Computacionais como Recurso Didático no Curso de Engenharia Química

Auteurs-es

  • Toni Jefferson Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG Escola de Química e Alimentos Campus Santo Antônio da Patrulha http://orcid.org/0000-0001-6210-4508
  • Adriano Cancelier Departamento de Engenharia Química - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
  • Murilo Cesar Costelli ACEA - Curso de Engenharia Química - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Brasil.
  • Adriano da Silva Escola de Química e Alimentos - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.
  • Iône Inês Pinsson Slongo Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS), Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44180

Résumé

No ensino de engenharia existe o predomínio do método tradicional, com aulas expositivas e o conhecimento centrado na figura do professor. Neste trabalho, buscou-se avaliar se o emprego de ferramentas computacionais no processo ensino/aprendizagem contribui para transformar, em parte, este antigo paradigma no ensino de engenharia, particularmente em cursos de Engenharia Química. Como metodologia para a pesquisa utilizou-se um questionário, com questões fechadas, encaminhado via correio eletrônico (e-mail), aos professores que atuam em cursos de graduação em Engenharia Química de três instituições do Estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados apontam que o uso de ferramentas computacionais vem crescendo, embora ainda muito focado na solução de problemas específicos. Os professores pesquisados demonstram a intencionalidade de proporcionar maior integração entre as diferentes áreas do conhecimento, o qual seria facilitado pelo uso de softwares computacionais. 

Références

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Publié-e

2017-11-27