Incentivo a Engenharia para Alunos do Ensino Médio, Utilizando Protótipos Desenvolvidos Através da Metodologia PBL

Autores

  • Gabriel Souza da Silva Universidade Federal do Pará-Campus Tucuruí
  • Wellington da Silva Fonseca Universidade Federal do Pará, Brasil
  • Filipe Cavalcanti Fernandes Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil
  • Thayanne Barros Bandeira Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil
  • Allan Silva Junior Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil

Resumo

Pesquisas desenvolvidas mostram que o Brasil possui um déficit de engenheiros. Esse cenário revela um obstáculo no sistema educacional, com reflexos na produção e inovação no mercado. Este fato dá-se devido à redução da procura por esta profissão. O desinteresse, segundo especialistas, está ligado à visão que os alunos do ensino médio têm em relação às disciplinas da área de exatas. Considerando a relevância desse tema os discentes da Universidade Federal do Pará Campus - Tucuruí através do Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos utilizando a metodologia PBL, juntamente com a plataforma de prototipagem Arduino e seus conhecimentos em áreas multidisciplinares da Engenharia tem o objetivo de propor oficinas para alunos do ensino médio como um incentivo a engenharia através do contato com o lado pratico das ciências exatas. Por tanto o presente trabalho apresenta a metodologia utilizada nas oficinas e os resultados das etapas realizadas.

Biografia do Autor

Gabriel Souza da Silva, Universidade Federal do Pará-Campus Tucuruí

Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos

Desenvolvimento de prototipos para ensino em engenharia

Wellington da Silva Fonseca, Universidade Federal do Pará, Brasil

Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos

Desenvolvimento de prototipos para ensino em engenharia

Filipe Cavalcanti Fernandes, Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil

Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos

Desenvolvimento de prototipos para ensino em engenharia

Thayanne Barros Bandeira, Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil

Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos

Desenvolvimento de prototipos para ensino em engenharia

Allan Silva Junior, Universidade Federal do Pará – Campus Tucuruí, Brasil

Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos

Desenvolvimento de prototipos para ensino em engenharia

Referências

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Publicado

2016-08-19