Incentivo a Engenharia para Alunos do Ensino Médio, Utilizando Protótipos Desenvolvidos Através da Metodologia PBL
Resumo
Pesquisas desenvolvidas mostram que o Brasil possui um déficit de engenheiros. Esse cenário revela um obstáculo no sistema educacional, com reflexos na produção e inovação no mercado. Este fato dá-se devido à redução da procura por esta profissão. O desinteresse, segundo especialistas, está ligado à visão que os alunos do ensino médio têm em relação às disciplinas da área de exatas. Considerando a relevância desse tema os discentes da Universidade Federal do Pará Campus - Tucuruí através do Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos utilizando a metodologia PBL, juntamente com a plataforma de prototipagem Arduino e seus conhecimentos em áreas multidisciplinares da Engenharia tem o objetivo de propor oficinas para alunos do ensino médio como um incentivo a engenharia através do contato com o lado pratico das ciências exatas. Por tanto o presente trabalho apresenta a metodologia utilizada nas oficinas e os resultados das etapas realizadas.
Referências
PINTO. H. Engenheiros escassos e pouco qualificados. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1303> Acesso em: 17 Mai. 2015.
PAIXÃO F. O verdadeiro gargalo na formação do engenheiro. Jornal UNICAMP. São Paulo. 30 ago. 2012. p.01.
Mizukami. M. da G. N. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Aprendizagem baseada e problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores, 2005. Tese (Doutorado).
Portinho. G. Projeto atrai alunos de Ensino Médio para a construção de robôs. Disponível em:<https://www.institutoclaro.org.br/blog/projeto-atrai-alunos-de-ensino-medio-para-a-construcao-de-robos/> Acesso em 17 Mai. 2015.
QUEIROZ A. PBL, Problemas que trazem soluções. Anais: Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, dez. 2012; 1(1): 26-38.
Moisés D. B. dos S. Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Anais: XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007.
McROBERTS, M. 2011. Arduino Básico. S.Paulo, Brasil: Ed. Novatec. 20 p
Silva, S. et al. Construção de garra mecanizada como método de ensino na engenharia. Anais: Anais: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.
Bandeira, T. B.; Cruz, A. F.; Fonseca, W. S. Bancada para estudo de vibrações em um motor desbalanceado utilizando Arduino. Anais: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.