Incentivo a Engenharia para Alunos do Ensino Médio, Utilizando Protótipos Desenvolvidos Através da Metodologia PBL
Resumen
Pesquisas desenvolvidas mostram que o Brasil possui um déficit de engenheiros. Esse cenário revela um obstáculo no sistema educacional, com reflexos na produção e inovação no mercado. Este fato dá-se devido à redução da procura por esta profissão. O desinteresse, segundo especialistas, está ligado à visão que os alunos do ensino médio têm em relação às disciplinas da área de exatas. Considerando a relevância desse tema os discentes da Universidade Federal do Pará Campus - Tucuruí através do Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos utilizando a metodologia PBL, juntamente com a plataforma de prototipagem Arduino e seus conhecimentos em áreas multidisciplinares da Engenharia tem o objetivo de propor oficinas para alunos do ensino médio como um incentivo a engenharia através do contato com o lado pratico das ciências exatas. Por tanto o presente trabalho apresenta a metodologia utilizada nas oficinas e os resultados das etapas realizadas.
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