Fundamentos De Matemática: Uma Análise Das Dificuldades Apresentadas Pelos Ingressantes Nos Cursos De Engenharia Da Universidade Federal do Pará Em 2014
Resumo
A taxa de evasão nos cursos de engenharia é um problema enfrentado por muitas universidades do país. Esse problema está relacionado às dificuldades em matemática elementar que os alunos trazem do ensino médio. Essas dificuldades se refletem nas primeiras avalições de Cálculo ocasionando reprovação, desânimo e evasão. Em meio a essa realidade, o artigo busca fazer um mapeamento das dificuldades em matemática elementar de um ingressante em engenharia, para que, conhecendo as áreas de maior dificuldade dos discentes, se possa tomar alguma medida preventiva que evite o abandono do curso. Para isso, utilizou-se como metodologia a aplicação de uma prova discursiva de 8 questões, abordando diversos assuntos do ensino médio. Nas correções dessas provas, verificou-se que as maiores dificuldades estavam nas questões 2, 3 e 4, as quais abordavam assuntos relacionados a operações com frações, simplificações de expressões algébricas, radiciação, logaritmos e racionalização. Já nas questões 7 e 8, onde eram abordados os assuntos trigonometria e geometria analítica, houve menos dificuldades.
Referências
CHICK, H. L; BAKER, M. K.. Investigating Teacher’s Responses to Students Misconceptions. IN: CHICK, Helen L. & VICENT, Jill L. (eds.). Pro¬ceedings of the 29th Conference of the International Group for Psychology of Mathematics Education, Anais… vol, 2, p 249-256. Melbourne: PME, 2005.
DOMINGUINI, L.; GOMES, S. F. & ALVES, E. S. B.. Limite de uma função: conteúdo viável para o ensino médio?. In: Anais do II Congresso Nacional de Educação Matemática (II CNEM) e IX Encontro Regional de Educação Matemática (IX EREM). Ijuí: Unijuí, 2011.
PALIS, G.L.R Desenvolvimento curricular e pesquisa participante: Integração de um Sistema de Computação Algébrica na transição do ensino médio para o superior em matemática. In: DUJET-SAYYED, C. ; MOURA, L.M. (Eds.) Proceedings of the 1rst International Congress of Mathematics, Engineering and Society. PUCPR Curitiba, Brasil, 2009c.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.