Fundamentos De Matemática: Uma Análise Das Dificuldades Apresentadas Pelos Ingressantes Nos Cursos De Engenharia Da Universidade Federal do Pará Em 2014

Autores/as

  • Ramon Lopes de Moraes Universidade Federal do Pará. UFPA, Brasil
  • Pedro Santos Valente Universidade Federal do Pará

Resumen

A taxa de evasão nos cursos de engenharia é um problema enfrentado por muitas universidades do país. Esse problema está relacionado às dificuldades em matemática elementar que os alunos trazem do ensino médio. Essas dificuldades se refletem nas primeiras avalições de Cálculo ocasionando reprovação, desânimo e evasão. Em meio a essa realidade, o artigo busca fazer um mapeamento das dificuldades em matemática elementar de um ingressante em engenharia, para que, conhecendo as áreas de maior dificuldade dos discentes, se possa tomar alguma medida preventiva que evite o abandono do curso. Para isso, utilizou-se como metodologia a aplicação de uma prova discursiva de 8 questões, abordando diversos assuntos do ensino médio. Nas correções dessas provas, verificou-se que as maiores dificuldades estavam nas questões 2, 3 e 4, as quais abordavam assuntos relacionados a operações com frações, simplificações de expressões algébricas, radiciação, logaritmos e racionalização. Já nas questões 7 e 8, onde eram abordados os assuntos trigonometria e geometria analítica, houve menos dificuldades.

Citas

CHICK, H. L; BAKER, M. K.. Investigating Teacher’s Responses to Students Misconceptions. IN: CHICK, Helen L. & VICENT, Jill L. (eds.). Pro¬ceedings of the 29th Conference of the International Group for Psychology of Mathematics Education, Anais… vol, 2, p 249-256. Melbourne: PME, 2005.

DOMINGUINI, L.; GOMES, S. F. & ALVES, E. S. B.. Limite de uma função: conteúdo viável para o ensino médio?. In: Anais do II Congresso Nacional de Educação Matemática (II CNEM) e IX Encontro Regional de Educação Matemática (IX EREM). Ijuí: Unijuí, 2011.

PALIS, G.L.R Desenvolvimento curricular e pesquisa participante: Integração de um Sistema de Computação Algébrica na transição do ensino médio para o superior em matemática. In: DUJET-SAYYED, C. ; MOURA, L.M. (Eds.) Proceedings of the 1rst International Congress of Mathematics, Engineering and Society. PUCPR Curitiba, Brasil, 2009c.

Publicado

2016-08-19