Um Método para o Diagnóstico das Habilidades Gerenciais de Egressos em Engenharia como Subsídio ao Arefeiçoamento de Projetos Pedagógicos no Escopo da Gestão: Um Estudo de Caso
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de diagnóstico da maturidade em gestão (presente e requerida) para o exercício das funções de direção, supervisão e gerência típicas de empresas de engenharia a partir da avaliação das habilidades gerenciais técnicas, pessoais e administrativas dos profissionais e da identificação do grau de estimulo e de produtividade presentes nos ambientes de trabalho específicas das empresas. Esta proposta de diagnóstico pretende gerar informação orientadora ao aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia, especificamente quanto à formação do engenheiro para gestão em sua área de atuação. A definição (i) das habilidades dos gerentes, (ii) das ações que caracterizam estas habilidades e (iii) quais e o quanto destas ações são necessárias e imprescindível para motivar ou otimizar uma equipe, dado um certo ambiente de trabalho, e estabelece parâmetros e, em consequência, uma “estimação paramétrica” das ações que determinam o grau das habilidades gerenciais técnicas, pessoais e administrativas. Logo podemos estabelecer as ações pedagógicas específicas que desenvolvam as habilidades individuais de cada aluno rumo ao sucesso da gestão em engenharia.
Referências
ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. Anais do SINAPE, Caxambu – 24 a 28/07/2000. ABE-Associação Brasileira de Estatística.
BAKER, F. B. The Basics of Item Response Theory. Second Edition. ERIC Clearinghouse on Assessment and Evaluation, 2001.
BOCK, R. D.; AITKIN, M. Marginal maximum likelihood estimation of item parameters: An application of a EM algorithm. Psychometrika
CORDERO R, FARRIS G. F. and DITOMASO NANCY: Supervisors in R&D Laboratories: Using Technical, People, and Administrative Skills Effectively. Ieee Transactions on Engineering Management, Vol. 51, No. 1, February 2004
DAMANDO, F. S.; GUEDES, L. G. R. Ferramenta Computacional de Apoio Pedagógico Baseada em Testes Adaptativos Informatizados e Teoria de Resposta ao Item. 2o. Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, 2004.
RIBEIRO, L. G. Managerial Maturity at R&D Laboratories. In: Proc. of the IEEE International Engineering Management Conference - IEMC 2006. Piscatway: IEEE Pres, 2006.
SACHS, R. T. Como Avaliar o Desempenho e a Produtividade. Rio de Janeiro, Ed Campus, 1995
CORDEIRO, A. M., Análise e Gestão de Oportunidades Tecnológicas Hodiernas, Relatório de Iniciação Científica – BIC, PUC Goiás, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.