A Inserção de BIM no curso de graduação em Engenharia Civil
Resumo
Neste artigo é abordada a investigação sobre as condições atuais da formação universitária do aluno em Engenharia Civil no que diz respeito à capacitação no uso da plataforma BIM (Building Information Modelling) no cenário nacional. Por meio de pesquisa bibliográfica e avaliação de questionários respondidos por professores de universidades brasileiras, esta pesquisa teve como objetivo principal levantar as estratégias pedagógicas para a abordagem da plataforma BIM no ensino de graduação da Engenharia Civil, considerando a Resolução CES/CNE 11 (MEC, 2002). Os resultados apontam como estratégia a inserção do BIM nos três núcleos da formação do currículo do curso, sendo cada abordagem compatível com o nível de formação do aluno e as suas necessidades de capacitação. Por fim, este trabalho, junto aos demais analisados na revisão bibliográfica, apoia o ensino de BIM como um tema essencial para formação do profissional em Engenharia Civil.
Palavras-Chave: BIM, Ensino na Graduação, Engenharia Civil.
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