Ética e Cidadania, Uma Visão Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade nos Cursos de Engenharia
Resumo
Este artigo aborda uma análise a respeito das questões éticas que envolvem os engenheiros, assim como relação de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS e a mesma na formação deste profissional. A finalidade é fornecer subsídios para o aperfeiçoamento do ensino superior como lugar de profissionalização, comprometido com a construção de conhecimentos socialmente significativos. Este trabalho destina-se a todos aqueles que se preocupam com temáticas científicas e tecnológicas direcionadas para o atendimento às demandas sociais e para todos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduação em engenharia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a metodologia através de artigos, teses, dissertações e legislação vigente. Percebeu-se, que é essencial colocar em prática as questões éticas relacionadas a CTS e que seria interessante o desenvolvimento pesquisas a verificação da forma que estas ações estão realmente sendo realizada pelos engenheiros e acadêmicos engenharia.
Referências
ASSMANN, Selvino José. Filosofia e Ética. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC; [Brasília]: Capes: Uab, 2009.
ASSMANN, Selvino José. [Apostila Ética: Unidade 2], Florianópolis: UFSC, s.d.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
BAZZO, W. A.; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia, 7 ed. Florianópolis: EDUFSC, 2006.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. e PEREIRA, L. T. do V. Introdução os Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: FotoJAE, 2003.
BRASIL. Resolução CONFEA. N. 10 de nov. 2002. Código de ética dos Engenheiros. 2004
COLOMBO, C.R. Princípios teórico-práticos para formação de engenheiros civis: em perspectiva de uma construção civil voltada ao desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - UFSC, Florianópolis, 2004.
CORTELLA, Mário Sérgio. Qual É a Tua Obra ? Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão.19.ed. Petrópolis:Vozes, 2012.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.
LEIS, Héctor Ricardo; ASSMANN, Selvino José. De como salvar a universidade pública dela mesma. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, V. 5 nº 1, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis: UFSC. p. 123-131, jan./jul. 2008.
MOREIRA, Ruy. A técnica, o homem e a terceira revolução industrial. In: KUPSTAS, Márcia (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
MORIN, Edgar. A crise da modernidade. Rio de Janeiro: Graramound, 1999.
PALETTA, Francisco. Engenheiro deve equilibrar a formação geral e a técnica: Mercado busca habilidades gerenciais, metodológicas e culturais. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 de maio de 2007.
PESSINI, Léo. Ética e ciência: um diálogo necessário. In: KUPSTAS, Márcia (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
REGO A.; BRAGA, J. Ética para Engenheiros. Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger. 2.ed. Lisboa: Lidel, 2010.
RIBEIRO, Renato Janine. Códigos de ética. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/Etica/colunaaol.html Acesso em 20 fev. 2014.
TORRES, S.R. A formação de docentes da engenharia e processos de mudanças: contribuições para a formação de professores. São Paulo, 2002. Tese (doutorado em psicologia da educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo – 2002.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética.27ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2005.
VIANNA, I.S. O Futuro Chegou. In: KUPSTAS, M. (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.