O Engenheiro Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo: Percepções dos Alunos sobre o Bom Professor
Resumo
O artigo é resultado da pesquisa que investigou os saberes docentes do professor de engenharia, a partir de dados obtidos por meio de questionário aplicado a alunos do primeiro ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho tem como foco a análise das respostas dos estudantes sobre o que pensam ser um bom professor. Os resultados da pesquisa apontaram a valorização, pelos alunos, do perfil do professor, sua imagem, atitudes e relacionamento com a turma, além da importância do conhecimento específico na disciplina que ministram. Mostraram, também, que o bom professor é aquele que transmite bem a matéria, tem um bom relacionamento com os alunos e possui conhecimento específico na área, além de saberes docentes. Conclui-se, com base nesses resultados, que o bom professor é caracterizado por um conjunto de indicadores que envolvem diferentes dimensões, entre as quais a relação professor-aluno, o conhecimento dos conteúdos da área e o conhecimento pedagógico, sinalizando que os professores de engenharia devem se preocupar, também, com os saberes docentes da mesma maneira que se preocupam com os conhecimentos específicos da Engenharia.
Palavras-chave: Engenheiro Docente, Bom Professor, Aprendizagem, Educação.
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