O Engenheiro Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo: Percepções dos Alunos sobre o Bom Professor

Autores

  • Jhonnes Alberto Vaz Universidade Católica de Santos
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa que investigou os saberes docentes do professor de engenharia, a partir de dados obtidos por meio de questionário aplicado a alunos do primeiro ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho tem como foco a análise das respostas dos estudantes sobre o que pensam ser um bom professor. Os resultados da pesquisa apontaram a valorização, pelos alunos, do perfil do professor, sua imagem, atitudes e relacionamento com a turma, além da importância do conhecimento específico na disciplina que ministram. Mostraram, também, que o bom professor é aquele que transmite bem a matéria, tem um bom relacionamento com os alunos e possui conhecimento específico na área, além de saberes docentes. Conclui-se, com base nesses resultados, que o bom professor é caracterizado por um conjunto de indicadores que envolvem diferentes dimensões, entre as quais a relação professor-aluno, o conhecimento dos conteúdos da área e o conhecimento pedagógico, sinalizando que os professores de engenharia devem se preocupar, também, com os saberes docentes da mesma maneira que se preocupam com os conhecimentos específicos da Engenharia.

Palavras-chave: Engenheiro Docente, Bom Professor, Aprendizagem, Educação.

 

Biografia do Autor

Jhonnes Alberto Vaz, Universidade Católica de Santos

Engenheiro Cartógrafo, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2011). Foi estagiário da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É mestrando no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da Universidade Católica de Santos, onde atua como professor nos Cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, nas áreas de Topografia, Geodésia e Sensoriamento Remoto.  No Programa de Educação desenvolve pesquisa voltada para a formação do professor engenheiro do ensino superior.

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras (USP-SP), docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. Tem publicações na área de educação e tecnologias, formação de professores, educação a distância, políticas de formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-06-26