O Engenheiro Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo: Percepções dos Alunos sobre o Bom Professor

Autores/as

  • Jhonnes Alberto Vaz Universidade Católica de Santos
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

Resumen

O artigo é resultado da pesquisa que investigou os saberes docentes do professor de engenharia, a partir de dados obtidos por meio de questionário aplicado a alunos do primeiro ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho tem como foco a análise das respostas dos estudantes sobre o que pensam ser um bom professor. Os resultados da pesquisa apontaram a valorização, pelos alunos, do perfil do professor, sua imagem, atitudes e relacionamento com a turma, além da importância do conhecimento específico na disciplina que ministram. Mostraram, também, que o bom professor é aquele que transmite bem a matéria, tem um bom relacionamento com os alunos e possui conhecimento específico na área, além de saberes docentes. Conclui-se, com base nesses resultados, que o bom professor é caracterizado por um conjunto de indicadores que envolvem diferentes dimensões, entre as quais a relação professor-aluno, o conhecimento dos conteúdos da área e o conhecimento pedagógico, sinalizando que os professores de engenharia devem se preocupar, também, com os saberes docentes da mesma maneira que se preocupam com os conhecimentos específicos da Engenharia.

Palavras-chave: Engenheiro Docente, Bom Professor, Aprendizagem, Educação.

 

Biografía del autor/a

Jhonnes Alberto Vaz, Universidade Católica de Santos

Engenheiro Cartógrafo, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2011). Foi estagiário da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É mestrando no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da Universidade Católica de Santos, onde atua como professor nos Cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, nas áreas de Topografia, Geodésia e Sensoriamento Remoto.  No Programa de Educação desenvolve pesquisa voltada para a formação do professor engenheiro do ensino superior.

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras (USP-SP), docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. Tem publicações na área de educação e tecnologias, formação de professores, educação a distância, políticas de formação de professores.

Publicado

2015-06-26