Formação Superior sem fronteiras na Engenharia através da mobilidade acadêmica entre Brasil e Portugal

Auteurs-es

  • Christa Korzenowski Korzenowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jacinto Mnauel Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Renata Batista Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luiz Carlos Pinto Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Résumé

Nos últimos anos, a mobilidade acadêmica tem vindo a crescer e está associada à internacionalização do ensino superior, tornando-se um fator de grande importância para o sucesso pro?ssional no mundo globalizado. Pretendeu-se com este trabalho, abordar a formação superior sem fronteiras, através da mobilidade acadêmica, avaliando diferentes sistemas de ensino na área da Engenharia em dois países distintos: Brasil e Portugal. A mobilidade acadêmica entre os dois países tem mostrado ser bastante flexível, não só devido à interdisciplinaridade dos currículos superiores, como também pela aproximação entre IES, nomeadamente, através da realização de acordos de cooperação. A circulação de docentes e alunos tem sido privilegiada, não só devido à facilidade de comunicação através da língua comum, como também devido ao reconhecimento internacional da qualidade do ensino superior na Europa e no Brasil, acompanhando a afirmação do país enquanto potência econômica mundial. Além disso, o teor prático inerente aos cursos superiores de engenharia no Brasil tem mostrado ser, também, um dos atrativos para a crescente entrada de alunos estrangeiros no país. Por outro lado, esta flexibilidade contrasta com a dificuldade na revalidação dos diplomas obtidos no exterior, exceto quando os convênios preveem a obtenção da dupla diplomaçãoNos últimos anos, a mobilidade acadêmica tem vindo a crescer e está associada à internacionalização do ensino superior, tornando-se um fator de grande importância para o sucesso pro?ssional no mundo globalizado. Pretendeu-se com este trabalho, abordar a formação superior sem fronteiras, através da mobilidade acadêmica, avaliando diferentes sistemas de ensino na área da Engenharia em dois países distintos: Brasil e Portugal. A mobilidade acadêmica entre os dois países tem mostrado ser bastante flexível, não só devido à interdisciplinaridade dos currículos superiores, como também pela aproximação entre IES, nomeadamente, através da realização de acordos de cooperação. A circulação de docentes e alunos tem sido privilegiada, não só devido à facilidade de comunicação através da língua comum, como também devido ao reconhecimento internacional da qualidade do ensino superior na Europa e no Brasil, acompanhando a afirmação do país enquanto potência econômica mundial. Além disso, o teor prático inerente aos cursos superiores de engenharia no Brasil tem mostrado ser, também, um dos atrativos para a crescente entrada de alunos estrangeiros no país. Por outro lado, esta flexibilidade contrasta com a dificuldade na revalidação dos diplomas obtidos no exterior, exceto quando os convênios preveem a obtenção da dupla diplomação

Bibliographies de l'auteur-e

Christa Korzenowski Korzenowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenharia Civil

Jacinto Mnauel Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenharia Civil

Renata Batista Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenharia Civil

Luiz Carlos Pinto Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS

Références

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Publié-e

2017-08-23