Inovação Tecnológica e Educação: Estudos Preliminares para a Construção de Indicadores de Interatividade em uma Perspectiva de Aprendizagem Colaborativa

Autores/as

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
  • Gilmar Barreto Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP
  • Sérgio Ferreira do Amaral Faculdade de Educação da UNICAMP

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo.

 

Palavras-chave: Ambientes Tecnológicos Interativos, Ensino de Engenharia, Indicadores Estatísticos, Inovação Tec-nológica.

Biografía del autor/a

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação

Graduado em Física pela UNICAMP. Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Professor da Universidade Federal de São Carlos, Depto. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras. Pesquisador do LANTEC/FE/UNICAMP, do ENCINE/UNESP e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza da UFSCar. Possui experiência docente no Ensino Superior, Pós Graduação, formação de professores, EAD, Ensino Técnico, Ensino Médio e Fundamental. Foi diretor de Instituição de Ensino Superior e tem experiência em planejamento e desenvolvimento de conteúdos educativos interativos para EAD e TVD interativa.

Gilmar Barreto, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas nebulosos, sistemas multivariáveis, controle, otimização multiobjetiva e eletroquímica tem atuado intensamente na área de Ensino de Engenharia. E autor do Livro Veículos Elétricos em co-autoria com o Prof.Dr. Celso Pascoli Bottura e do Livro Circuitos de Corrente Alternada em co-autoria com os Professores Carlos Alberto de Castro Junior, Carlos Alberto Favarin Murari e Fujio Sato.

Sérgio Ferreira do Amaral, Faculdade de Educação da UNICAMP

SERGIO FERREIRA DO AMARAL concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 1992. Atualmente é Professor Livre Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 livros publicados. Possui 3 softwares, 1 processo ou técnica e outros 49 itens de produção técnica. Participou de 18 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado e 8 tese de doutorado e 02 supervisão de pós-doutorado, além de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica e 10 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação. Atua na área de Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Internet, Educação, Tecnologia Educacional, Tecnologia, Comunicação, Educação e Comunicação, Ambientes Virtuais, biblioteca, Cidadania e Colaboração.

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Publicado

2014-06-03