Assessing a potential Conceive-Design-Implement-Operate curricular change in an engineering degree
DOI:
https://doi.org/10.5216/ijaeedu.v4i1.44364Palavras-chave:
Accreditation, CDIO, Curriculum Change, Personal and Interpersonal skillsResumo
The requirements of the Engineering Education are nowadays very broad and demand a set of skills which demands not only technical knowledge but also the ability to lead and innovate and Personal and Interpersonal skills. A framework for the assessment of a potential Curricular Change is necessary to guide the analysis of the program with respect to the stakeholders and the legislation of the country, in order to develop appropriate learning outcomes. A Conceive-Design-Implement-Operate (CDIO) approach was chosen for an evaluation conducted in a mechanical Engineering Degree in Brazil. The work consisted in the application of a survey with students and professors and a literature review of the legislation and studies that raised the required competences and skills for the modern Engineer. The results show a great potential for a CDIO set of skills in Engineering Degrees in Brazil and reveal the frequent demands of stakeholders before a Curricular Change.
Referências
E. F. Crawley, J. Malmqvist, S. Östlund, D. R. Brodeur. Rethinking Engineering Education. Springer Science?Business Media, LLC, 2007.
CNE. Resolução CNE/CES 11/2002. Diário Oficial da União , pp. Seção 1, p. 32. April 2002.
Confea. Resolução 1.010. Diário Oficial da União. Brasília, Brazil. August 2005.
Confea. Decisão PL 1139/2012. Terceira Sessão Plenária Extraordinária. Brasília, Brazil. August 2012.
E. F. Crawley, W. A. Lucas, J. Malqvist, D. R. Brodeur. "The CDIO Syllabus v2.0: An Updated Statement of Goals for Engineering Education". Proceedings of the 7th International CDIO Conference, Technical University of Denmark, Copenhagen. June 2011.
N. M. Verticchio. Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes. Belo Horizonte, Brazil. August 2006.
RBF Sistemas e Métodos de Informação. O engenheiro dos novos tempos. São Paulo, Mimeo, March 1998.
R. M. Felder, R. Brent. The ABC's of Engineering Education: ABET, Bloom's Taxonomy, Cooperative Learning and so on. Proceedings of the 2004 American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition.
F. O. Simon. Habilidades e Competências em Engenharia: criação e validação de um instrumento. Master Thesis. Campinas, SP , Brazil. 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter eletronicamente um artigo na Revista Eletrônica Engenharia Viva, o responsável pela submissão:
a) Declara que o documento em questão é um trabalho original, e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença. Declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade.
b) Se o documento em questão contém material do qual não detém os direitos autorais, declara ter obtido autorização do detentor dos direitos autorais para conceder à Universidade Federal de Goiás os direitos requeridos por esta licença, e que esse material cujos direitos são de terceiros está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento em questão.
c) Declara ainda que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado.
Termo de Autorização
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFG (SEER/UFG) ou na forma impressa, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitido, a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
