Avaliação do comportamento de aprendizagem em cursos de engenharia

Authors

  • Nanci de Oliveira Universidade de São Paulo - POLI/USP http://orcid.org/0000-0002-1352-2006
  • Valdomiro Santos Universidade de São Paulo - POLI/USP
  • Elisabete Galeazzo Universidade de São Paulo - POLI/USP
  • Francisco Javier Ramirez Fernandez Universidade de São Paulo - POLI/USP

Abstract

A avaliação do comportamento e do desempenho acadêmico dos alunos em cursos de engenharia é um campo fértil, interessante e crescente de investigação. As atuais ferramentas disponíveis no campo educacional estão focadas em oferecer suporte ao professor ou ao tutor, mas não extraem informações relacionadas ao comportamento de aprendizagem do aluno ao longo da sua jornada acadêmica. Este trabalho apresenta uma alternativa para suprir esta necessidade: a utilização de um agente de avaliação da progressão dos alunos ao longo da sua graduação, baseado no Processo de Decisão de Markov Parcialmente Observável. O agente de avaliação separa as notas em estados específicos, identifica as mudanças de estado na cadeia de Markov e extrai observações parciais do comportamento das notas dos alunos nas disciplinas cursadas. Neste trabalho, o agente foi aplicado para avaliar o progresso dos alunos de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) durante o período de 2000 a 2010. Realizou-se a somatória dos esforços realizados ao longo do processo de aprendizagem em todos os cursos da engenharia da EPUSP, medindo-os por meio da quantidade de avaliações efetuadas. Os resultados servirão para modelar autonomamente o comportamento de futuros alunos que venham a cursar as mesmas disciplinas em cursos de graduação. 

Author Biographies

Nanci de Oliveira, Universidade de São Paulo - POLI/USP

Doutoranda em Engenharia Elétrica, Sistemas Eletrônicos, na POLI-USP, mestre em Ensino de Matemática pela PUC-SP, especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, especialista em Modelagem Matemática em Ensino-Aprendizagem, especialista em Matemática, graduada em Ciências - Licenciatura Plena e Bacharelado - Habilitação em Matemática.  Atualmente é professora da FATEC - Faculdade de Tecnologia Prof. Jessen Vidal, em São José dos Campos-SP, e da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jacareí. Atua também como Avaliadora do Basis nos Cursos Superiores de Tecnologia - INEP/MEC.

Valdomiro Santos, Universidade de São Paulo - POLI/USP

Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Elisabete Galeazzo, Universidade de São Paulo - POLI/USP

Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Francisco Javier Ramirez Fernandez, Universidade de São Paulo - POLI/USP

Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

References

COSTA, E.; BAKER R. S. J. d.; AMORIM L.; MAGALHÃES J. e MARINHO T. “Mineração de dados educacionais: conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações”, Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 1, pp. 1-29, 2012.

BAKER, R. S. J. D.; ISOTANI, S. ; CARVALHO, A. M. J. B. “Mineração de dados educacionais: oportunidades para o Brasil”, Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, no. 2, p. 03, 2011.

GOTTARDO, E.; KAESTNER, C.; NORONHA, R.V. “Avaliação de desempenho de estudantes em cursos de educação a distância utilizando mineração de dados”, Anais: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

RIGO, S. J.; CAZELLA, S. C.; E CAMBRUZZI, W. “Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades”, Anais: Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012, pp. 168–177.

MANHÃES, L. M. B.; CRUZ, S. M. S.; COSTA, R. J. M.; ZAVALETA J. E ZIMBRÃO G. “Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados”, Anais: XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

ROY, D.; CHAKRABORTY, S.; BHOWMICK, K. P.; BASU, A. “An authoring system for developing Intelligent Tutoring System”. Student´s Technology Symposiu, (TechSym), IEEE, v. 1, p. 196-205, 2010.

KAMPFF, A. J. C.; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL. “Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio a prática docente”, 2009. Tese (Doutorado).

SANTOS, V. “Tutor de ensino: módulo de agente de avaliação do comportamento de alunos no aprendizado em cursos de engenharia”, Universidade de São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado).

CASSANDRA, A. R. “A survey of POMDP applications”, AAAI Fall Symposium on Planning with Partially Observable Markov Decision Processes, Orlando, Florida: 1998.

PAULA J. DURLACH, ALAN M. LESGOLD. “Adaptive Technologies for Training and Education”. Cambridge University Press, 2012, pp. 304-309.

KITAJMA, M; KARIVA, N., TAKAGI, H.; ZHANG, Y. “Evaluation of website usability using Markov chains and latent semantic analysis”. In: IEICE Transactions on Communications, 2005.

BOOCH, G. Object oriented analysis and design with applications. 2nd ed., California: Addison-Wesley, 1994.

Published

23-08-2017