Incentivo a Engenharia para Alunos do Ensino Médio, Utilizando Protótipos Desenvolvidos Através da Metodologia PBL
Abstract
Pesquisas desenvolvidas mostram que o Brasil possui um déficit de engenheiros. Esse cenário revela um obstáculo no sistema educacional, com reflexos na produção e inovação no mercado. Este fato dá-se devido à redução da procura por esta profissão. O desinteresse, segundo especialistas, está ligado à visão que os alunos do ensino médio têm em relação às disciplinas da área de exatas. Considerando a relevância desse tema os discentes da Universidade Federal do Pará Campus - Tucuruí através do Grupo de Pesquisa de Sistemas Elétricos e Mecânicos utilizando a metodologia PBL, juntamente com a plataforma de prototipagem Arduino e seus conhecimentos em áreas multidisciplinares da Engenharia tem o objetivo de propor oficinas para alunos do ensino médio como um incentivo a engenharia através do contato com o lado pratico das ciências exatas. Por tanto o presente trabalho apresenta a metodologia utilizada nas oficinas e os resultados das etapas realizadas.
References
PINTO. H. Engenheiros escassos e pouco qualificados. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1303> Acesso em: 17 Mai. 2015.
PAIXÃO F. O verdadeiro gargalo na formação do engenheiro. Jornal UNICAMP. São Paulo. 30 ago. 2012. p.01.
Mizukami. M. da G. N. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Aprendizagem baseada e problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores, 2005. Tese (Doutorado).
Portinho. G. Projeto atrai alunos de Ensino Médio para a construção de robôs. Disponível em:<https://www.institutoclaro.org.br/blog/projeto-atrai-alunos-de-ensino-medio-para-a-construcao-de-robos/> Acesso em 17 Mai. 2015.
QUEIROZ A. PBL, Problemas que trazem soluções. Anais: Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, dez. 2012; 1(1): 26-38.
Moisés D. B. dos S. Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Anais: XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007.
McROBERTS, M. 2011. Arduino Básico. S.Paulo, Brasil: Ed. Novatec. 20 p
Silva, S. et al. Construção de garra mecanizada como método de ensino na engenharia. Anais: Anais: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.
Bandeira, T. B.; Cruz, A. F.; Fonseca, W. S. Bancada para estudo de vibrações em um motor desbalanceado utilizando Arduino. Anais: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.