Um Método para o Diagnóstico das Habilidades Gerenciais de Egressos em Engenharia como Subsídio ao Arefeiçoamento de Projetos Pedagógicos no Escopo da Gestão: Um Estudo de Caso

Auteurs-es

  • Leonardo Guerra de Rezende Guedes Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Amanda Martins Cordeiro EEC/PUC-Goiás
  • Nélio Benedito Fleury ABEE-Goías

Résumé

O presente trabalho apresenta uma proposta de diagnóstico da maturidade em gestão (presente e requerida) para o exercício das funções de direção, supervisão e gerência típicas de empresas de engenharia a partir da avaliação das habilidades gerenciais técnicas, pessoais e administrativas dos profissionais e da identificação do grau de estimulo e de produtividade presentes nos ambientes de trabalho específicas das empresas. Esta proposta de diagnóstico pretende gerar informação orientadora ao aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia, especificamente quanto à formação do engenheiro para gestão em sua área de atuação. A definição (i) das habilidades dos gerentes, (ii) das ações que caracterizam estas habilidades e (iii) quais e o quanto destas ações são necessárias e imprescindível para motivar ou otimizar uma equipe, dado um certo ambiente de trabalho, e estabelece parâmetros e, em consequência, uma “estimação paramétrica” das ações que determinam o grau das habilidades gerenciais técnicas, pessoais e administrativas. Logo podemos estabelecer as ações pedagógicas específicas que desenvolvam as habilidades individuais de cada aluno rumo ao sucesso da gestão em engenharia.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996,1994). É professor titular da PUC-Goiás, professor associado da Universidade Federal de Goiás e professor colaborador da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Planejamento e Gerenciamento de Projetos em Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão industrial, computação aplicada e sistemas de comunicação. Atuações de destaque: Presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG; Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG; Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Sessão Goiás - ABEE-GO; Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Regional Goiás - CREA-GO. Diretor Executivo da Fundação Aroeira (PUC Goiás), Membro da Comissão Brasileira de Comunicações (CBC 2) da ANATEL, no Grupo de Administração do Espectro Radioelétrico e Propagação (GRR 5) e Sub Grupo ad-hoc de Propagação. Membro do Conselho Diretor da Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação PRÓ-CENTRO OESTE (Portaria Interministerial MCT-MEC 1.038/2009).

Références

ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. Anais do SINAPE, Caxambu – 24 a 28/07/2000. ABE-Associação Brasileira de Estatística.

BAKER, F. B. The Basics of Item Response Theory. Second Edition. ERIC Clearinghouse on Assessment and Evaluation, 2001.

BOCK, R. D.; AITKIN, M. Marginal maximum likelihood estimation of item parameters: An application of a EM algorithm. Psychometrika

CORDERO R, FARRIS G. F. and DITOMASO NANCY: Supervisors in R&D Laboratories: Using Technical, People, and Administrative Skills Effectively. Ieee Transactions on Engineering Management, Vol. 51, No. 1, February 2004

DAMANDO, F. S.; GUEDES, L. G. R. Ferramenta Computacional de Apoio Pedagógico Baseada em Testes Adaptativos Informatizados e Teoria de Resposta ao Item. 2o. Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, 2004.

RIBEIRO, L. G. Managerial Maturity at R&D Laboratories. In: Proc. of the IEEE International Engineering Management Conference - IEMC 2006. Piscatway: IEEE Pres, 2006.

SACHS, R. T. Como Avaliar o Desempenho e a Produtividade. Rio de Janeiro, Ed Campus, 1995

CORDEIRO, A. M., Análise e Gestão de Oportunidades Tecnológicas Hodiernas, Relatório de Iniciação Científica – BIC, PUC Goiás, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-22