Ética e Cidadania, Uma Visão Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade nos Cursos de Engenharia
Abstract
Este artigo aborda uma análise a respeito das questões éticas que envolvem os engenheiros, assim como relação de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS e a mesma na formação deste profissional. A finalidade é fornecer subsídios para o aperfeiçoamento do ensino superior como lugar de profissionalização, comprometido com a construção de conhecimentos socialmente significativos. Este trabalho destina-se a todos aqueles que se preocupam com temáticas científicas e tecnológicas direcionadas para o atendimento às demandas sociais e para todos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduação em engenharia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a metodologia através de artigos, teses, dissertações e legislação vigente. Percebeu-se, que é essencial colocar em prática as questões éticas relacionadas a CTS e que seria interessante o desenvolvimento pesquisas a verificação da forma que estas ações estão realmente sendo realizada pelos engenheiros e acadêmicos engenharia.
References
ASSMANN, Selvino José. Filosofia e Ética. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC; [Brasília]: Capes: Uab, 2009.
ASSMANN, Selvino José. [Apostila Ética: Unidade 2], Florianópolis: UFSC, s.d.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
BAZZO, W. A.; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia, 7 ed. Florianópolis: EDUFSC, 2006.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. e PEREIRA, L. T. do V. Introdução os Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: FotoJAE, 2003.
BRASIL. Resolução CONFEA. N. 10 de nov. 2002. Código de ética dos Engenheiros. 2004
COLOMBO, C.R. Princípios teórico-práticos para formação de engenheiros civis: em perspectiva de uma construção civil voltada ao desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - UFSC, Florianópolis, 2004.
CORTELLA, Mário Sérgio. Qual É a Tua Obra ? Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão.19.ed. Petrópolis:Vozes, 2012.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.
LEIS, Héctor Ricardo; ASSMANN, Selvino José. De como salvar a universidade pública dela mesma. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, V. 5 nº 1, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis: UFSC. p. 123-131, jan./jul. 2008.
MOREIRA, Ruy. A técnica, o homem e a terceira revolução industrial. In: KUPSTAS, Márcia (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
MORIN, Edgar. A crise da modernidade. Rio de Janeiro: Graramound, 1999.
PALETTA, Francisco. Engenheiro deve equilibrar a formação geral e a técnica: Mercado busca habilidades gerenciais, metodológicas e culturais. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 de maio de 2007.
PESSINI, Léo. Ética e ciência: um diálogo necessário. In: KUPSTAS, Márcia (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
REGO A.; BRAGA, J. Ética para Engenheiros. Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger. 2.ed. Lisboa: Lidel, 2010.
RIBEIRO, Renato Janine. Códigos de ética. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/Etica/colunaaol.html Acesso em 20 fev. 2014.
TORRES, S.R. A formação de docentes da engenharia e processos de mudanças: contribuições para a formação de professores. São Paulo, 2002. Tese (doutorado em psicologia da educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo – 2002.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética.27ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2005.
VIANNA, I.S. O Futuro Chegou. In: KUPSTAS, M. (org). Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.