VAREIROS DO RIO GRAJAÚ
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v14i2.9515Resumo
O presente estudo analisa a História, a memória e as condições, de trabalho dos vareiros do rio Grajaú, localizado no centro sul maranhense, no início do século XX, discutindo como aquela atividade exercida por homens negros e índios podem serconsideradas análogas à escravidão. Dialogo com os autores E.P.Thompson e Frederick Cooper e com os autores Jacy Alves de Seixas, Michael Pollak, Pierre Nora e Maurice Halbwachs sobre a questão da memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.