Professor Enio Cabral no “Grupo dos Onze” em Aquidauana:
a paranoia militar no Centro-Oeste brasileiro
Palavras-chave:
1.ditadura militar, 2.Grupo dos Onze, 3. Professor Enio CabralResumo
No presente artigo, busco compreender a utilização por parte do Exército Brasileiro da imagem do “Grupo dos Onze” como elemento motivador para a prisão do professor de História Ênio Cabral, partidário do PCB, torturado na ditadura militar. Por meio da análise do Inquérito Policial Militar em Aquidauana-MS, problematiza-se aqui as discordâncias programáticas entre G11 e o PCB em relação aos rumos de uma possível revolução no Brasil e as teses acerca do enfrentamento democrático e da luta armada.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política (volume 2). Trad. Carmen C. Varrialle et al.; coord. de trad. João Ferreira, rev. geral: João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Vol. 2, 9. ed., 1997.
CARONE, Edgard. O PCB 1943 a 1964. São Paulo: DIFEL, 1982.
FERREIRA, Jorge. A estratégia do confronto: a frente de mobilização popular. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 181-212, 2004.
LÖWY, Michael. Marxismo e utopia. In: LEITE, José Correa; LÖWY, Michael & BENSAID, Daniel (Orgs.). Marxismo, modernidade e utopia. São Paulo: Xamã, 2000.
MATO GROSSO DO SUL. Porder Judiciário da Comarca de Aquidauana. Processo Criminal de Enio de Castro Cabral n. 9569-DCT. Autor: Justiça Pública. Réu: Ênio de Castro Cabral. Juiz Heliophar de Almeida Serra. Aquidauana, 11 de julho de 1964.
MARCUSE. Herbert. O fim da utopia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
PRADO JR, Caio. A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil. Editora Companhia das Letras, 2014.
PISANI, Marilia Mello. Sobre o conceito de revolução em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Anais do III Seminário de Políticas de la Memória. Buenos Aires, 2010. Disponível em: http://conti.derhuman.jus.gov.ar/2010/10/mesa-42/pisani_mesa_42.pdf. Acesso em: 22 fev. 2015.
REZENDE, Claudinei Cássio de. Suicídio revolucionário: a luta armada e a herança da quimérica revolução em etapas. SciELO-Editora UNESP, 2010.
TAVAREZ, Mariza. Memória 1964 - o dossiê do braço armado de Brizola. Disponível em: http://cbn.globoradio.globo.com/hotsites/grupodos-onze/GRUPO-DOS-ONZE.htm. Acesso em: 15 julho. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.