Contribuições da Didática da História para reflexões acerca da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo
Palavras-chave:
Didática da História; Currículo; TDIC.Resumo
Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões acerca das concepções de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), e de suas relações com o ensino de História presente no documento curricular do Estado de Goiás para o Ensino Médio. Busca-se discutir que tipo de história é possível aprender com as concepções de TDIC presentes no referido currículo oficial. Para tanto, serão apresentadas questões concernentes aos temas da educação e das tecnologias, e do ensino de história e tecnologias, bem como a perspectiva da Didática da História a partir da qual se desenvolve a discussão proposta, bem como o porquê de se entender que tal perspectiva é adequada para o tal debate. Depois, a discussão será contextualizada no âmbito dos debates sobre o currículo, a partir da experiência curricular oficial do Estado de Goiás. Ao final, se refletirá sobre o papel da didática da História para a compreensão de discussões que se apresentam a partir de campos distintos, mas compartilham preocupações gerais acerca das relações entre ciência e vida, bem como dos desafios da integração destes diferentes campos.
Downloads
Referências
ABUD, Katia. Ensino de História e Base Nacional Comum Curricular: Desafios, Incertezas e Possibilidades. In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
ALMEIDA, Maria; VALENTE, José. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013
ASSIS, Arthur A.. “Jörn Rüsen contra a compensação”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, n.2, p. 13-33. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere. Acessado em 22 de jun. de 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 18 de jun. de 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18 de jun. de 2023.
DA COSTA, Marcella Albaine. Ensino de História e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021.
DELART, Maria. Paradoxos entre políticas e a construção do coletivo: currículo e a história ensinada. In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
CAIMI, Flávia; OLIVEIRA; Sandra. O Ensino de História na BNCC: Pluralismo de Ideias ou Guerra de Narrativas? In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. Linguagens e Tecnologias Nas Aulas de História, Chegamos Lá? In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.
CURY, Carlos; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro. Base Nacional Comum Curricular: Dilemas e Perspectivas. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.
GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita. Aprendizagem histórica e as tecnologias nas escolas localizadas no campo nos municípios de Araucária e Prudentópolis. In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Documento Curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tf-documento-curricular-para-goias-etapa-ensino-medio,32262688-1c98-44ba-b53e-65024036a97b. Acesso em 30 de jun. 2023.
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 271-286, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/MRwwvNW96vhWWLLvKqzYjSC/?format=pdf&lang=pt. Acesso 12 de ago. 2023.
JUNIOR, Astrogildo. BNCC, Componentes Curriculares de História: Perspectivas de Superação do Eurocentrismo. EccoS - Rev. Cient. São Paulo, n. 41, p. 91-106, set/dez 2016.
KENSKI, Vani Moreira; SANTOS, Gilberto Lacerda. Do tecnicismo ao humanismo: a pesquisa qualitativa sobre Tecnologia Educativa na América Latina. Oxford Research Encyclopedia of Education. Sd. Disponível em https://shorturl.at/apTY7. Acesso em 16 ago. 2023.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, P. O laboratório da história pública digital: Aprender entre experiências e negociação. In: HERMETO, Miriam; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. História pública e ensino de história. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
MARTINS, E. DE R.. Processos históricos, aprendizagem e educação de uma "segunda natureza humana". Educar em Revista, n. 60, p. 73–91, abr. 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/kyk43JTM8kVdp6vmyZvWsTm/abstract/?lang=pt#. Acesso 08 de jul. 2023.m
MARTINS, E. C. DE R.. História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar em Revista, n. 42, p. 43–58, out. 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/5rPGbWrjFXfNwdJDJhkjf4S/abstract/?lang=pt#. Acesso em 08 de jul. 2023.
PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. PRETTO, Nelson De Luca. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. In: Além Das Redes De Colaboração internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Trad. Estevão Martins. Curitiba: WAS Edições, 2022.
RÜSEN, Jorn. Teoria da História: Uma Teoria da História Como Ciência. Trad. Estevão Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
RÜSEN, J. Cultura Faz Sentido: Orientações Entre o Ontem e o Amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011a.
RÜSEN, J. Experiência, Interpretação, Orientação: As três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011b.
RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011c.
RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria da História: Formas e Funções do Conhecimento Histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo. Uma reflexão sobre a prática. Trad. de Ernani F. Da Fonseca Rosa. 3a edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
SADDI, Rafael. Jörn Rüsen e a didática da história. In: OLIVEIRA; JUNIOR; LIMA. Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Apresentação: historicidade e consciência histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O Historiador/Professor Frente A Internet (24). In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.
SIMEÃO, João; PEREIRA, Maria. As TDIC na BNCC do ensino de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE) v.22. n. 3, p. 6-18 set./dez. 2022. Disponível em . Acesso 07 de jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.