Contribuições da Didática da História para reflexões acerca da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo

Autores

Palavras-chave:

Didática da História; Currículo; TDIC.

Resumo

Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões acerca das concepções de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), e de suas relações com o ensino de História presente no documento curricular do Estado de Goiás para o Ensino Médio. Busca-se discutir que tipo de história é possível aprender com as concepções de TDIC presentes no referido currículo oficial. Para tanto, serão apresentadas questões concernentes aos temas da educação e das tecnologias, e do ensino de história e tecnologias, bem como a perspectiva da Didática da História a partir da qual se desenvolve a discussão proposta, bem como o porquê de se entender que tal perspectiva é adequada para o tal debate. Depois, a discussão será contextualizada no âmbito dos debates sobre o currículo, a partir da experiência curricular oficial do Estado de Goiás. Ao final, se refletirá sobre o papel da didática da História para a compreensão de discussões que se apresentam a partir de campos distintos, mas compartilham preocupações gerais acerca das relações entre ciência e vida, bem como dos desafios da integração destes diferentes campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias José Freire Junior, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. docente da área de Ensino de História e Estágio Supervisionado, na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ABUD, Katia. Ensino de História e Base Nacional Comum Curricular: Desafios, Incertezas e Possibilidades. In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

ALMEIDA, Maria; VALENTE, José. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013

ASSIS, Arthur A.. “Jörn Rüsen contra a compensação”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, n.2, p. 13-33. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere. Acessado em 22 de jun. de 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 18 de jun. de 2023.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18 de jun. de 2023.

DA COSTA, Marcella Albaine. Ensino de História e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021.

DELART, Maria. Paradoxos entre políticas e a construção do coletivo: currículo e a história ensinada. In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

CAIMI, Flávia; OLIVEIRA; Sandra. O Ensino de História na BNCC: Pluralismo de Ideias ou Guerra de Narrativas? In: JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de História e Currículo: Reflexões Sobre a Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores e Prática de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. Linguagens e Tecnologias Nas Aulas de História, Chegamos Lá? In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.

CURY, Carlos; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro. Base Nacional Comum Curricular: Dilemas e Perspectivas. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.

GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita. Aprendizagem histórica e as tecnologias nas escolas localizadas no campo nos municípios de Araucária e Prudentópolis. In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Documento Curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tf-documento-curricular-para-goias-etapa-ensino-medio,32262688-1c98-44ba-b53e-65024036a97b. Acesso em 30 de jun. 2023.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 271-286, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/MRwwvNW96vhWWLLvKqzYjSC/?format=pdf&lang=pt. Acesso 12 de ago. 2023.

JUNIOR, Astrogildo. BNCC, Componentes Curriculares de História: Perspectivas de Superação do Eurocentrismo. EccoS - Rev. Cient. São Paulo, n. 41, p. 91-106, set/dez 2016.

KENSKI, Vani Moreira; SANTOS, Gilberto Lacerda. Do tecnicismo ao humanismo: a pesquisa qualitativa sobre Tecnologia Educativa na América Latina. Oxford Research Encyclopedia of Education. Sd. Disponível em https://shorturl.at/apTY7. Acesso em 16 ago. 2023.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, P. O laboratório da história pública digital: Aprender entre experiências e negociação. In: HERMETO, Miriam; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. História pública e ensino de história. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

MARTINS, E. DE R.. Processos históricos, aprendizagem e educação de uma "segunda natureza humana". Educar em Revista, n. 60, p. 73–91, abr. 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/kyk43JTM8kVdp6vmyZvWsTm/abstract/?lang=pt#. Acesso 08 de jul. 2023.m

MARTINS, E. C. DE R.. História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar em Revista, n. 42, p. 43–58, out. 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/5rPGbWrjFXfNwdJDJhkjf4S/abstract/?lang=pt#. Acesso em 08 de jul. 2023.

PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. PRETTO, Nelson De Luca. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. In: Além Das Redes De Colaboração internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.

RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Trad. Estevão Martins. Curitiba: WAS Edições, 2022.

RÜSEN, Jorn. Teoria da História: Uma Teoria da História Como Ciência. Trad. Estevão Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

RÜSEN, J. Cultura Faz Sentido: Orientações Entre o Ontem e o Amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011a.

RÜSEN, J. Experiência, Interpretação, Orientação: As três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011b.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011c.

RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria da História: Formas e Funções do Conhecimento Histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo. Uma reflexão sobre a prática. Trad. de Ernani F. Da Fonseca Rosa. 3a edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SADDI, Rafael. Jörn Rüsen e a didática da história. In: OLIVEIRA; JUNIOR; LIMA. Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. Apresentação: historicidade e consciência histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O Historiador/Professor Frente A Internet (24). In: GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.

SIMEÃO, João; PEREIRA, Maria. As TDIC na BNCC do ensino de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE) v.22. n. 3, p. 6-18 set./dez. 2022. Disponível em . Acesso 07 de jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

JUNIOR, J. J. F. Contribuições da Didática da História para reflexões acerca da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 149–172, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78212. Acesso em: 21 nov. 2024.