Contribuições da Didática da História para reflexões acerca da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo

Autores

Palavras-chave:

Didática da História; Currículo; TDIC.

Resumo

Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões acerca das concepções de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), e de suas relações com o ensino de História presente no documento curricular do Estado de Goiás para o Ensino Médio. Busca-se discutir que tipo de história é possível aprender com as concepções de TDIC presentes no referido currículo oficial. Para tanto, serão apresentadas questões concernentes aos temas da educação e das tecnologias, e do ensino de história e tecnologias, bem como a perspectiva da Didática da História a partir da qual se desenvolve a discussão proposta, bem como o porquê de se entender que tal perspectiva é adequada para o tal debate. Depois, a discussão será contextualizada no âmbito dos debates sobre o currículo, a partir da experiência curricular oficial do Estado de Goiás. Ao final, se refletirá sobre o papel da didática da História para a compreensão de discussões que se apresentam a partir de campos distintos, mas compartilham preocupações gerais acerca das relações entre ciência e vida, bem como dos desafios da integração destes diferentes campos.

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Biografia do Autor

Josias José Freire Junior, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. docente da área de Ensino de História e Estágio Supervisionado, na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

JUNIOR, J. J. F. Contribuições da Didática da História para reflexões acerca da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 149–172, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/78212. Acesso em: 22 dez. 2024.