"E todo esse caminho eu sei de cor"

um olhar histórico sobre emoções e empoderamentos presentes no repertório de Marília Mendonça.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v27i3.75854

Palavras-chave:

Mulheres, Música Sertaneja, Emoções, Empoderamento

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar e discutir emoções e subjetividades relacionadas ao feminino na obra da cantora Marília Mendonça.  As canções são entendidas nesta pesquisa como possibilidades de interpretação de emoções e construções de sentido de empoderamentos que são coletivas. As letras das canções compostas ou escolhidas pela cantora para integrarem seu repertório, são aqui analisadas, especialmente no que se refere à recusa a determinadas situações de subalternização dentro das relações afetivas e à construção de sentidos de empoderamento. Os percursos históricos dos quais fazem parte as representações de subordinações e resistências presentes nas músicas também são abordados neste artigo, bem como a aparição do movimento denominado “feminejo” na cena musical contemporânea.

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Biografia do Autor

Kenia Erica Gusmão Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, kenia.medeiros@ifg.edu.br

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

GUSMÃO MEDEIROS, K. E. "E todo esse caminho eu sei de cor": um olhar histórico sobre emoções e empoderamentos presentes no repertório de Marília Mendonça. História Revista, Goiânia, v. 27, n. 3, p. 132–153, 2023. DOI: 10.5216/hr.v27i3.75854. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/75854. Acesso em: 4 dez. 2024.