Publicidade e visualidade

A revista S.Paulo como espaço midiático do campo científico paulista em 1936

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v28i1.75299

Palavras-chave:

Fotomontagem, Bandeirismo, Propaganda

Resumo

Neste artigo, convidamos o leitor a conhecer as formas como a revista S.Paulo (1936) publicizou o ideário bandeirista através da divulgação das ações do governo de Armando de Salles no campo da ciência e da saúde. Este estudo se debruçará sobre novos aspectos referentes ao ideário do Movimento Bandeira. Consideramos, também, que a leitura da revista S.Paulo foi relevante, pois através dela problematizamos a interação entre publicidade e os usos políticos das fotomontagens. Neste sentido, veremos como as estratégias visuais foram apropriadas para comunicar as ações do governo paulista no campo das ciências sob a ótica do ideário político dos “novos bandeirantes”.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Docente na Universidade Federal de Tocantins. Possui doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

COELHO, G. L. S. Publicidade e visualidade: A revista S.Paulo como espaço midiático do campo científico paulista em 1936. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 284–305, 2023. DOI: 10.5216/hr.v28i1.75299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/75299. Acesso em: 22 dez. 2024.