Publicidade e visualidade

A revista S.Paulo como espaço midiático do campo científico paulista em 1936

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v28i1.75299

Palavras-chave:

Fotomontagem, Bandeirismo, Propaganda

Resumo

Neste artigo, convidamos o leitor a conhecer as formas como a revista S.Paulo (1936) publicizou o ideário bandeirista através da divulgação das ações do governo de Armando de Salles no campo da ciência e da saúde. Este estudo se debruçará sobre novos aspectos referentes ao ideário do Movimento Bandeira. Consideramos, também, que a leitura da revista S.Paulo foi relevante, pois através dela problematizamos a interação entre publicidade e os usos políticos das fotomontagens. Neste sentido, veremos como as estratégias visuais foram apropriadas para comunicar as ações do governo paulista no campo das ciências sob a ótica do ideário político dos “novos bandeirantes”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Docente na Universidade Federal de Tocantins. Possui doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

º NÚMERO DA REVISTA “S.PAULO”. Correio de S.Paulo, ano 5, n. 1.343, São Paulo, 3 nov., 1936, p. 8.

ADES, Dawn. Fotomontaje. Barcelona: Editorial Gustavo GILI, 2002.

BARBOSA, Carlos. Domínios da Imagem, Londrina, ano IV, n. 7, p. 53-62, novembro 2010.

BATISTA, Marta. Bandeiras de Brecheret: história de um monumento (1920-1953). São Paulo: Departamento de Patrimônio Histórico, 1985.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Disponível em: <http://ideafixa.com/wp-content/uploads/2008/10/texto_wbenjamim_a_arte_na_era_da_reprodutibilidade_tecnica.pdf> Acesso em: 26 abr. 2021.

BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BUTANTÃ. S. Paulo, São Paulo, n. 3, 1936, p. 22.

CAMPOS, Maria José. Versões modernistas da democracia racial em movimento: - estudo sobre as trajetórias e as obras de Menotti Del Picchia e Cassiano Ricardo até 1945. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

COELHO, George Leonardo Seabra. (2020). Os “novos bandeirantes” em marcha: o jornal Anhanguera como expressão do ideário bandeirista. Estudos Ibero-Americanos, 46(2), e34649. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.2.34649. Acessado em: 27 mar. 2022

COELHO, George Leonardo Seabra. O bandeirante que caminha no tempo: apropriações do poema “Martim Cererê” e o pensamento político de Cassiano Ricardo. 2015. 346 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

CUNHA, Ciro Vieira da. O dever da imprensa. Diário da Manhã, Vitória, ano 29, n. 3269, 24 abr., 1936, p. 1.

EDITORIAL. S. Paulo, São Paulo, n. 1, 1936, p. 1.

EDITORIAL. S. Paulo, São Paulo, n. 7, 1936, p. 1.

ELIAS. Norbert. O processo civilizador. Trad. Ruy Jungman. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. 277 p. (Vol. 2)

ESTÁ CIRCULANDO O NOVO NÚMERO DA REVISTA “S.PAULO”. Correio da Manhã, ano 35, n. 12.731, Rio de Janeiro, 16 mai., 1936, p. 3.

FABRIS, Annateresa. A fotomontagem como função política. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-90742003000100002&script=sci_arttext> Acesso em: 08 abr. 2021.

FABRIS, Annateresa. Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material [online]. 2005, v. 13, n. 1, pp. 99-132. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100004> Acessado em: 10 ago. 2022.

FARIAS, Jonas. São Paulo. Diário da Manhã, ano 29, n. 3099, Vitória, 26 jan., 1936, p. 1.

GOMES, Ângela de Castro. O redescobrimento do Brasil. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado novo: ideologia poder. Rio Janeiro: Zahar ed., 1982. p. 109-150

GRAVITOL. Kariny. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising. 2011. 158 f. Dissertação (Ciências da Computação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. S. Paulo, São Paulo, n. 2, 1936, p. 8.

KLAUSS, Rosalind E. The Originality of the AvantGarde and Other Modernist Myths. Cambridge: MIT Press, 1985.

MACIEL, Maria Eunice de S. A Eugenia no Brasil. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ppghist/anos90/11/11art7.pdf. Acesso em: 20/07/2015

MARINS, Paulo César Garcez. O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 6/7. p. 9-36 (1998-1999). Editado em 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5359/6889> Acessado em: 23 set. 2020.

MENDES, Ricardo, “A revista S.Paulo – a cidade nas bancas”. Revista Imagens, n.3, dez, 1994, p.91-97.

O OITAVO NÚMERO DA REVISTA “S.PAULO”. A Batalha, ano 4, n, 2101, Rio de Janeiro, 17 set., 1936, p. 2.

PUBLICAÇÕES. Gazeta de Notícias, ano 62, n. 268, Rio de Janeiro, 12 nov., 1936, p. 8.

REVISTA ILUSTRADAS S.PAULO. Diário da Manhã, ano 29, n. 3092, Vitória, 17 jan., 1936, p. 1

ROCHA, S. A educação como ideal eugênico: o movimento eugenista e o discurso educacional no boletim de Eugenia 1929‐1933. Disponível em:

SERDIO MARTÍN, Aida. Visualidade, produção de conhecimento e pedagogia do olhar. In: MARTINS; TOURINHO (orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria (RS): Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2013, p. 345-392.

SILVA, Maria Cláudia Reis. A fotomontagem no Brasil: um estudo das obras de Athos Bulcão (1952-1956). 2014. 155 f. Dissertação (Artes Visuais). Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais, Goiânia-GO, 2014.

TAKAMI, Mariana Castilho. Fotomontagem: ordem da subversão, análise da revista S.Paulo (1936). Visualidades, Goiânia, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18037>. Acesso em: 13 ago. 2022.

TAKAMI, Marina Castilho. Fotografia em marcha: revista S.Paulo – 1936. 2008. 247 f. Dissertação (Estética e História da Arte) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

UM DOS ASPECTOS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA: A FACULDADE DE MEDICINA. S. Paulo, São Paulo, n. 1, 1936, p. 21.

VELLOSO, Mônica Pimenta. O Mito da Originalidade Brasileira: a Trajetória Intelectual de Cassiano Ricardo (dos Anos 20 ao Estado Novo). Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, PUC, 1983.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

COELHO, G. L. S. Publicidade e visualidade: A revista S.Paulo como espaço midiático do campo científico paulista em 1936. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 284–305, 2023. DOI: 10.5216/hr.v28i1.75299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/75299. Acesso em: 18 nov. 2024.