“Revendo filmes antigos” com Siegfried Kracauer na formação do cinema moderno

Autores

  • Rafael Morato Zanatto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil, rafael_zanatto@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-6623-4668

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68551

Resumo

O presente artigo sustenta a hipótese que Siegfried Kracauer identifica em seus primeiros escritos sobre a história do cinema aspectos que estarão presentes na linguagem do cinema moderno. Analisando filmes de Pudovkin, Gance e Vigo na série Revendo Filmes Antigos (Wiedersehen mit alten Filmen, 1938-1940), Kracauer discute a persistência do simbolismo e atmosfera no auge e declínio do cinema silencioso, com a técnica da montagem; na primeira infância do sonoro, nos diálogos e na narração; e na síntese formal que alcança a partir da relação que estabelecem com os personagens. Trata-se, em conjunto, de uma escrita da história pluridimensional, que interpreta os filmes antigos em relação ao passado, ao presente e ao futuro não apenas dos filmes, mas do próprio cinema e do historiador que a eles se dedica à época da formação do cinema moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Morato Zanatto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil, rafael_zanatto@hotmail.com

Doutorado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

BAZIN, André. A Evolução da Linguagem Cinematográfica, p. 95-112. In: BAZIN, André. O que é cinema? São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

BAZIN, André. Por um cinema impuro – defesa da adaptação, p. 113-135. In: BAZIN, André. O que é cinema? Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

BAZIN, André. Le jour se lève et le réalisme poétique de Marcel Carné. In: Regards Neufs sur le cinéma. Une production Peuple et Culture. Paris: Aux Éditions du Seuil, 1953.

D´AMBROSIO, Agustín. Acerca de la tesis kracaueriana sobre la estructura de la temporalidad histórica, p. 213-221. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão; VEDDA, Miguel (orgs.). Siegfried Kracauer: un pensador más allá de las fronteras. Buenos Aires: Gorla, 2010.

DESPOIX, Ph.; SCHÖTTLER, P. (orgs.) Siegfried Kracauer, penseur de l'histoire. Saint-Nicolas-Paris, Presses de l'Université Laval-Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme, 2006.

DOBRENKO, Evgeny. A cultura soviética entre a revolução e o stalinismo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 91, p. 25-39, Dec. 2017.

ELSAESSER, Thomas. Weimar Cinema and After: Germany´s Historical Imaginary. London/ New York: Routledge, 2000.

HANSEN, Miriam. Perspectivas Descentradas (Prefácio). In: KRACAUER, Siegfried. O Ornamento da Massa. Trad. Carlos Eduardo J. Machado e Marlene Holzhausen. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

HANSEN, Miriam. Cinema and Experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Oakland: University of California Press, 2011.

KRACAUER, Siegfried. An American Experiment. In: MOLTKE, Johannes von; RAWSON, Kristy. Siegfried Kracauer´s American Writings: Essays on Film and Popular Culture. Berkeley and Los Angeles: University of Califonia Press, 2012.

KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1988.

KRACAUER, Siegfried. Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. Buenos Aires: Las cuarenta, 2010.

KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1921-1927) Band 6.1. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004a.

KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1928-1931) Band 6.2. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004b.

KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1932-1961) Band 6.3. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004.

KRACAUER, Siegfried. Teoría del Cine: la redención de la realidad física. Barcelona: Paidós, 1989.

LOSILLA, Carlos. Prologo a la Edicion Española. In: KRACAUER, Siegfried. Teoría del Cine: la redención de la realidad física. Barcelona: Paidós, 1989.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. A exterritorialidade como condição do apátrida transcendental. Sobre Siegfried Kracauer e Georg Lukács. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 2007, n. 34(27), p. 181-206.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Notas sobre Siegfried Kracauer, Walter Benjamin e a Paris do Segundo Império – pontos de contato. HISTÓRIA, SÃO PAULO, v. 25, n. 2, p. 48-63, 2006.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Walter Benjamin: “Montagem Literária”, crítica à ideia de progresso, História e Tempo messiânico. In: MACHADO; C. E.J.; MACHADO Jr., R.; VEDDA, M. Walter Benjamin: Experiência Histórica e Imagens Dialéticas. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

SPÄTER, Jorg. Siegfried Kracauer. Eine Biographie. Berlin: Suhrkamp Verlag, 2016, p. 406-408.

STALDER, Helmut. Siegfried Kracauer. Das journalistische Werk in der Franfurter Zeitung – 1921-1933. Würzburg: Königshausen und Neumann Verlag, 2003.

VEDDA, Miguel. Introducción. La tradición de las causas perdidas: Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. In: KRACAUER, Siegfried. Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. Buenos Aires: Las cuarenta, 2010.

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparencia- 3. Ed. São Paulo: Paz & Terra, 2005.

Downloads

Publicado

04-11-2021

Como Citar

Morato Zanatto, R. (2021). “Revendo filmes antigos” com Siegfried Kracauer na formação do cinema moderno. História Revista, 26(2), 142–165. https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68551

Edição

Seção

Dossiê "Cultura e barbárie: o mundo em tempos extremos"