“Revendo filmes antigos” com Siegfried Kracauer na formação do cinema moderno
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68551Resumo
O presente artigo sustenta a hipótese que Siegfried Kracauer identifica em seus primeiros escritos sobre a história do cinema aspectos que estarão presentes na linguagem do cinema moderno. Analisando filmes de Pudovkin, Gance e Vigo na série Revendo Filmes Antigos (Wiedersehen mit alten Filmen, 1938-1940), Kracauer discute a persistência do simbolismo e atmosfera no auge e declínio do cinema silencioso, com a técnica da montagem; na primeira infância do sonoro, nos diálogos e na narração; e na síntese formal que alcança a partir da relação que estabelecem com os personagens. Trata-se, em conjunto, de uma escrita da história pluridimensional, que interpreta os filmes antigos em relação ao passado, ao presente e ao futuro não apenas dos filmes, mas do próprio cinema e do historiador que a eles se dedica à época da formação do cinema moderno.
Downloads
Referências
BAZIN, André. A Evolução da Linguagem Cinematográfica, p. 95-112. In: BAZIN, André. O que é cinema? São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
BAZIN, André. Por um cinema impuro – defesa da adaptação, p. 113-135. In: BAZIN, André. O que é cinema? Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
BAZIN, André. Le jour se lève et le réalisme poétique de Marcel Carné. In: Regards Neufs sur le cinéma. Une production Peuple et Culture. Paris: Aux Éditions du Seuil, 1953.
D´AMBROSIO, Agustín. Acerca de la tesis kracaueriana sobre la estructura de la temporalidad histórica, p. 213-221. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão; VEDDA, Miguel (orgs.). Siegfried Kracauer: un pensador más allá de las fronteras. Buenos Aires: Gorla, 2010.
DESPOIX, Ph.; SCHÖTTLER, P. (orgs.) Siegfried Kracauer, penseur de l'histoire. Saint-Nicolas-Paris, Presses de l'Université Laval-Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme, 2006.
DOBRENKO, Evgeny. A cultura soviética entre a revolução e o stalinismo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 31, n. 91, p. 25-39, Dec. 2017.
ELSAESSER, Thomas. Weimar Cinema and After: Germany´s Historical Imaginary. London/ New York: Routledge, 2000.
HANSEN, Miriam. Perspectivas Descentradas (Prefácio). In: KRACAUER, Siegfried. O Ornamento da Massa. Trad. Carlos Eduardo J. Machado e Marlene Holzhausen. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
HANSEN, Miriam. Cinema and Experience: Siegfried Kracauer, Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Oakland: University of California Press, 2011.
KRACAUER, Siegfried. An American Experiment. In: MOLTKE, Johannes von; RAWSON, Kristy. Siegfried Kracauer´s American Writings: Essays on Film and Popular Culture. Berkeley and Los Angeles: University of Califonia Press, 2012.
KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1988.
KRACAUER, Siegfried. Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. Buenos Aires: Las cuarenta, 2010.
KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1921-1927) Band 6.1. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004a.
KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1928-1931) Band 6.2. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004b.
KRACAUER, Siegfried. Kleine Schriften zum Film (1932-1961) Band 6.3. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2004.
KRACAUER, Siegfried. Teoría del Cine: la redención de la realidad física. Barcelona: Paidós, 1989.
LOSILLA, Carlos. Prologo a la Edicion Española. In: KRACAUER, Siegfried. Teoría del Cine: la redención de la realidad física. Barcelona: Paidós, 1989.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. A exterritorialidade como condição do apátrida transcendental. Sobre Siegfried Kracauer e Georg Lukács. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 2007, n. 34(27), p. 181-206.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Notas sobre Siegfried Kracauer, Walter Benjamin e a Paris do Segundo Império – pontos de contato. HISTÓRIA, SÃO PAULO, v. 25, n. 2, p. 48-63, 2006.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Walter Benjamin: “Montagem Literária”, crítica à ideia de progresso, História e Tempo messiânico. In: MACHADO; C. E.J.; MACHADO Jr., R.; VEDDA, M. Walter Benjamin: Experiência Histórica e Imagens Dialéticas. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
SPÄTER, Jorg. Siegfried Kracauer. Eine Biographie. Berlin: Suhrkamp Verlag, 2016, p. 406-408.
STALDER, Helmut. Siegfried Kracauer. Das journalistische Werk in der Franfurter Zeitung – 1921-1933. Würzburg: Königshausen und Neumann Verlag, 2003.
VEDDA, Miguel. Introducción. La tradición de las causas perdidas: Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. In: KRACAUER, Siegfried. Historia. Las últimas cosas antes de las últimas. Buenos Aires: Las cuarenta, 2010.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparencia- 3. Ed. São Paulo: Paz & Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.