“Revendo filmes antigos” com Siegfried Kracauer na formação do cinema moderno

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DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.68551

Resumo

O presente artigo sustenta a hipótese que Siegfried Kracauer identifica em seus primeiros escritos sobre a história do cinema aspectos que estarão presentes na linguagem do cinema moderno. Analisando filmes de Pudovkin, Gance e Vigo na série Revendo Filmes Antigos (Wiedersehen mit alten Filmen, 1938-1940), Kracauer discute a persistência do simbolismo e atmosfera no auge e declínio do cinema silencioso, com a técnica da montagem; na primeira infância do sonoro, nos diálogos e na narração; e na síntese formal que alcança a partir da relação que estabelecem com os personagens. Trata-se, em conjunto, de uma escrita da história pluridimensional, que interpreta os filmes antigos em relação ao passado, ao presente e ao futuro não apenas dos filmes, mas do próprio cinema e do historiador que a eles se dedica à época da formação do cinema moderno.

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Biografia do Autor

Rafael Morato Zanatto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil, rafael_zanatto@hotmail.com

Doutorado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

MORATO ZANATTO, R. “Revendo filmes antigos” com Siegfried Kracauer na formação do cinema moderno. História Revista, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 142–165, 2021. DOI: 10.5216/hr.v26i2.68551. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/68551. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Cultura e barbárie: o mundo em tempos extremos"