San Xoán de Vilanova e a questão lombardista
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v26i1.66912Resumo
A igreja de São João de Vilanova (Minho, A Corunha, Galiza) se destaca no conjunto do patrimônio românico do noroeste da Península Ibérica, ao ser uma das poucas mostras na região de uma arquitetura que emprega uma linguagem construtiva em relação à tradição lombardista. Com o presente trabalho se estuda esta problemática questão historiográfica e se analisa o templo em relação ao seu contexto monumental, com o objetivo de poder estabelecer quais são os modelos e quem foram os atores que puderam propiciar o aparecimento de formas a priori alheias à tradição construtiva dos reinos hispânicos ocidentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.