A Hidra nos trópicos
Trabalhadores britânicos nas margens da ordem
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66093Resumo
No século XIX os britânicos se espalharam por várias partes do mundo, e o fizeram por motivos variados. Entretanto, tal movimento emigratório foi personificado na historiografia por grandes comerciantes e investidores, ignorando-se por vezes os trabalhadores e, mais ainda, os bêbados e baderneiros. Desse modo, o objetivo deste artigo é mostrar episódios da participação de britânicos destituídos nos mundos do trabalho do Brasil no final do século XIX, quando a Grã Bretanha exercia grande influência no país. Para tanto, os documentos selecionados abarcam um escopo que não se limita aos centros urbanos, casas comerciais ou indústrias, muito pelo contrário. Eles estavam nas ruas das cidades, nas áreas rurais do país, nas praias, nos bares ou em qualquer lugar onde desejassem estar. Para chegar até estes trabalhadores, foram utilizados documentos consulares e relatos de viagem britânicos – para compreender como eles mesmos viam seus conterrâneos em situação precária num país desconhecido –, além de jornais brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.