O canto e a vida das quebradeiras de coco do Maranhão

Autores

  • Raimundo Lima dos Santos Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL - campus Imperatriz), Imperatriz, Maranhão, Brasil, santoshistoria@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-5242-580X

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v26i2.64628

Resumo

Este trabalho analisa o universo sociocultural das “quebradeiras” de coco babaçu do Maranhão, através de uma coletânea de cantos, para tentar entender de outro prisma alguns elementos que compõem suas visões de mundo. Para tanto, faz uma leitura histórica sobre a organização sociopolítica dos grupos de mulheres no território maranhense nas últimas décadas. Em seguida, o texto se debruça sobre as músicas, compiladas em um livro, intitulado “Canto e encanto nos babaçuais...”. Faz-se uma leitura dessas músicas, na tentativa de revelar mais sobre o mundo dessas mulheres, alcançar o que se pode chamar de “pontos cegos”, os elementos não intencionais de suas expressões. Com isso, tentar compreender melhor o cotidiano, as crenças, os medos e as perspectivas de vida desse grupo social. 

Palavras-chave: Cantos; Quebradeiras de coco, Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Lima dos Santos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL - campus Imperatriz), Imperatriz, Maranhão, Brasil, santoshistoria@hotmail.com

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa Capes, na Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle. É Professor Adjunto do curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, campus de Imperatriz.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (Org.). Economia do Babaçu: Levantamento preliminar de dados. São Luís: MIQCB, 2000.

ANTUNES, Marta. As guardiãs da floresta do babaçu e o tortuoso caminho do empoderamento. In: NEAD Especial / Ellen F. Woortmann. Renata Menache. Beatriz Heredia (organizadoras). – Brasília : MDA, IICA, 2006.

AYRES JÚNIOR, José Costa. A organização das quebradeiras de coco babaçu e a refuncionalização de um espaço regional na Microrregião do Médio Mearim Maranhense. 2007. 186f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianóçolis, 2007.

AS ENCANTADEIRAS/AMTR/MIQCB/ASSEMA/NCADR-UFPA. Canto e encanto nos babaçuais. Músicas sob domínio popular selecionadas por “As Encantadeiras”, 2014. http://www.asmubip.org.br/wp-content/uploads/2016/04/livro-quebradeiras-de-coco-babacu.pdf. Acesso em 01/8/17.

BARBIERI, Ana Linhares Cavalcante. As tendências ao desenvolvimento sustentável no manejo do babaçu pelas comunidades rurais do estado do Maranhão. 2004. 114f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2004.

BARBOSA, Viviane de Oliveira. Histórias de trabalhadores rurais no Maranhão: Gênero, Identidades e Mobilização. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA: PODER, VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH/USP, 2008. p. 1-13.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

SANTOS, R. L. dos . O canto e a vida das quebradeiras de coco do Maranhão. História Revista, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 284–299, 2021. DOI: 10.5216/hr.v26i2.64628. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/64628. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Cultura e barbárie: o mundo em tempos extremos"