O símbolo dos raios de luz nas imagens da Anunciação dos séculos XIV e XV de acordo com a Patrologia Grega
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.63194Resumo
Este artigo tenta interpretar os significados doutrinais profundos derivados de metáforas textuais e visuais relacionadas ao raio de luz, ao Sol e outros elementos de luz. subjacente ao símbolo do raio de luz pintado nas imagens da Anunciação dos séculos XIV e XV. Para isso, seguiremos duas estratégias metodológicas baseadas em análise comparativa. Em primeiro lugar, analisaremos alguns textos através dos quais numerosos Padres da Igreja Grego-Oriental interpretam vários termos bíblicos, como Sol iustitiae, lux mundi e outras expressões semelhantes como metáforas que simbolizam Deus, o Filho encarnado. Em segundo lugar, analisaremos oito imagens da Anunciação dos séculos XIV e XV que incluem um raio de luz emitido por Deus Pai em direção à Virgem Maria. A partir das análises comparativas entre conjuntos, textos e imagens, concluiremos que esse raio de luz representado em tais Anunciações é uma metáfora visual que ilustra as metáforas textuais decifradas pelos Padres Greco-Orientais nas expressões bíblicas mencionadas, como um símbolo de Cristo ". Sol da Justiça ”e“ luz do mundo ”, encarnada para resgatar a Humanidade das trevas do erro e do pecado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.