La Relación entre pecado original y dominio político en un tratado de John Wyclif
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v24i2.60941Resumo
Para estudar a relação entre o pecado original e o domínio político no Tractatus de statu innocencie (1376), de John Wyclif, começaremos apresentando os dois relatos bíblicos da criação, com suas semelhanças e diferenças. Continuaremos comentando o famoso contrafactual sobre o primeiro casal humano: o que teria acontecido se Adão e Eva não tivessem pecado ?, usado por pensadores medievais para desenvolver todo tipo de perguntas e elaborações sobre a situação do momento em que escreviam seus trabalhos. Os diferentes tipos de domínio que podem ser identificados em Gênesis também serão abordados. Finalmente, o tratado em questão será analisado, particularmente no que diz respeito à relação entre pecado original, domínio, propriedade e uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.