GÊNERO E ANTIGUIDADE: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i2.5474Resumo
O presente artigo foi elaborado com o objetivo de justificar os estudos da mulher na Antigüidade, dentro de uma perspectiva de gênero, diferentemente do que foi feito pelos estudos clássicos, que muitas vezes reforçam pontos de vista conservadores. Na maioria dos casos, o conservadorismo e as generalizações existentes se devem ao fato de apoiarem-se em uma leitura empirista - a partir do "senso comum" - dos documentos antigos. Para essa justificativa, foram citados autores que abordam temas referentes à mulher, à sexualidade e à Antigüidade, na historiografia.
PALAVRAS-CHAVE: Antigüidade, gênero, mulher, sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.