HISTÓRIA COMPARADA: ATUALIDADE E ORIGENS DE UM CAMPO DISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i2.5472Resumo
Este artigo busca esclarecer e discutir alguns aspectos relacionados à história comparada - considerada aqui como um campo historiográfico específico -, bem como discutir as possibilidades e limites do método comparativo na história. Depois de uma discussão inicial sobre a situação da história comparada nos dias de hoje e algumas considerações sobre as origens dessa modalidade historiográfica, sobre sua definição e seus fundamentos, o texto examina alguns tipos e possibilidades de comparativismo histórico, discutindo autores como Marc Bloch, Toynbee e Max Weber. O principal propósito é atingir um maior delineamento desse campo de estudos.
PALAVRAS-CHAVE: história comparada, método comparativo, historiografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.