SOB O MANTO DO CAPITALISMO BUCANEIRO: RAÍZES E FACETAS DA EXPERIÊNCIA MODERNA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i2.5469Resumo
Neste artigo, pretendemos demonstrar, numa articulação entre economia, cultura, cotidiano e sociabilidade, que a trajetória de formação do capitalismo no Brasil foi marcada pelos fortes traços de aventura, de improviso e do gosto pelo imediato de nossas elites desde os tempos coloniais. Isto nos condenou a viver uma experiência ambígua, na qual os alicerces do Estado e do mercado capitalista, erigidos de forma inacabada e mal articulada, foram construídos no limite tênue da civilização/barbárie, do público/privado, cujas peculiaridades e especificidades marcam a constituição do denominado "capitalismo bucaneiro".
PALAVRAS-CHAVE: capitalismo bucaneiro, aventura, público/privado, economia, cultura brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.