Imagens da ditadura civil-militar brasileira em filmes de mulheres dos anos 1970: Feminino Plural, de Vera de Figueiredo
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v23i1.54210Resumo
Este artigo versa sobre a realização cinematográfica de mulheres no Brasil, nos anos de 1970, voltando-se especificamente para o filme Feminino Plural (1976), de Vera de Figueiredo. Destaca-se que as diretoras de longa-metragem, de ficção, realizaram filmes que encenaram questões da agenda feminista em curso nos Estados Unidos e na Europa, diferentemente da tendência hegemônica do feminismo brasileiro daquele período, que não abordou diretamente questões relativas à subjetividade e às políticas do corpo. Além disso, algumas cineastas encenaram em seus filmes a violência política, a repressão policial empreendia no regime de ditadura civil-militar, sendo que o filme de Figueiredo permite perceber a leitura política que a diretora fez sobre aqueles anos difíceis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.