MECANISMOS DE LEGITIMIDADE E TRADIÇÃO NA HISTORIOGRAFIA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5420Resumo
O conjunto dos historiadores antigos de língua latina, em especial Tito Lívio, Tácito e Amiano Marcelino, cujos textos chegaram melhor preservados até nós, apresenta determinadas características que os diferenciam da historiografia grega, formando assim uma tradição escrita peculiar. Este artigo pretende discutir alguns aspectos teóricos relacionados à definição do gênero narrativo da historiografia latina, em especial quanto aos recursos retóricos utilizados pelos autores latinos para se inserir e se legitimar dentro da tradição.
PALAVRAS-CHAVE: Historiografia latina, tradição, legitimidade, Tito Lívio, Tácito, Amiano Marcelino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.