154 ANOS DE FERROVIAS NO BRASIL: PARA ONDE CAMINHA ESSE TREM?
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5413Resumo
A proposta deste artigo é investigar as principais modificações operadas na política ferroviária em relação ao transporte inter-regional de passageiros e de cargas. À criação da Rede Ferroviária Federal, em 1957, unificando dezoito empresas, o "novo" Estado pós-1990 respondeu com a reprivatização da malha, reformulando também as agências de controle e execução da política. A que interesses respondem essas mudanças? Quais as características da política ferroviária brasileira constituída nesse período? São questões intrincadas, que envolvem o formato de Estado (em termos de sociedade política), a sua relação com o mercado, a questão da globalização financeira, o panorama interno da luta de classes etc, que exigem estudos mais detalhados e comprometidos com o entendimento desse setor no desenvolvimento do capitalismo no Brasil.
PALAVRAS-CKAVE: Política de transportes, ferrovias, Rede Ferroviária Federal S.A.
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